Tudo sobre substâncias das células – orgânicas e inorgânicas.

celulas Substâncias das Células: Orgânicas e Inorgânicas (Água, Proteínas etc)Confira uma relação com as principais substância inorgânicas e orgânicas presentes nas células e suas respectivas funções:

               Substância das células

* Lipídios: Constituídas basicamente por carbono, oxigênio e hidrogênio, os lipídios são hidrofóbicos (vide item Água) e podem ser gorduras, óleos, ceras, esteroides, fosfolipídios, entre outros. Entre suas funções temos revestimento contra a perda de águ e reserva de energia.

.* Carboidratos (CH2O): Constituídos basicamente de carbono, oxigênio e hidrogênio,os carboidratos podem ser monossacarídeos (com até 7 átomos de carbono), dissacarídeos (dois monossacarídeos),  e polissacarídeos (vários monossacarídeos). Atuam na sustentação da célula bem como na reserva de energia.

carboidratos Substâncias das Células: Orgânicas e Inorgânicas (Água, Proteínas etc)
Alimentos ricos em Carboidratos

.* Ácidos nucleicos (DNA e RNA): Formados pelas repetições de nucleotídeos, os ácidos nucleicos comandam as atividades intracelulares e transmitem as informações hereditárias das células. O DNA é formado por uma dupla hélice enquanto o RNA por um filamento simples.

.* Proteínas: Compostas basicamente por carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, as proteínas são formadas por aminoácidos e participam de praticamente todas as reações dentro da célula. Podem ser de defesa (anticorpos), estruturais (colágeno), enzimas entre outros.

carne Substâncias das Células: Orgânicas e Inorgânicas (Água, Proteínas etc)
A carne vermelha é rica em Proteína

Substâncias inorgânicas:

* Água (H2O): A substância mais abundante do corpo dos seres vivos, ela atua como solvente de muitos compostos químicos. Podemos classificar as substâncias como hidrofílicas (têm afinidade com a água) e  hidrofóbicas (não têm afinidade com a água).

* Sais minerais: Os sais minerais se encontram em menor quantidade, mas são muito importantes para as atividades intracelulares. Dissolvidos em água eles formam íons com cargas positivas e negativas e a deficiências dessas substâncias pode causar doenças.

.O que você achou do texto??? Deixe seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Etiquetas

  • substancias organicas e inorganicas
  • celulas organicas
  • substancias inorganicas da celula
  • substancias organicas da celula
  • substâncias orgânicas e inorgânicas da célula
  • substancias organicas e inorganicas das celulas
  • celula organica imagem
  • substâncias organicas da celulas