Scroll Top

Horta e Jardinagem

Suculentas – Como Cuidar e Decorar com as Plantas

Lindas, fáceis de cultivar e que resistem um bom período sem água e debaixo do sol. As suculentas são plantas da família dos cactos e precisam de muito sol para se manter lindas e saudáveis.

Planta ornamental, as suculentas decoram sacadas, muros, jardineiras, vasos e tem inúmeras espécies delas. Veja abaixo como cultivar suculentas e como elas podem se transformar em atração num cantinho da sua casa e viver anos a fio sem necessitar de muitos cuidados.

suculenta-no-muro-de-casa-tipos

Suculentas

Como cuidar das suculentas

Mantenha-as em local ensolarado, um peitoril de janela com boa luminosidade, penduradas em muros ou mesmo plantadas num buraco de muro como mostra a foto abaixo. Com pouca terra e rega quando chove, ou a cada 15 dias, esta suculenta da foto sobrevive e decora o muro com lindos cachos que caem lindamente. Sem excesso de água e com adubação periodicamente ou quando perceber que as folhas estão fracas é assim que cultivamos as lindas plantas roliças e cheias de líquido.

tipos-de-suculentas-A cera que envolve as folhas lisas ou penugem encontradas em algumas espécies são as responsáveis por manter água no interior das folhas carnudas, evitando a evaporação. O excesso de rega pode apodrecer a raiz da planta.

Como replantar suculentas

As mudas são feitas com galhos enraizados ou folhas que se romperam da planta. Basta colocá-las na terra e esperar enraizar.

Quando quiser mudar de um vaso para outro as mudas formadas, a dica é plantar suas mudinhas de suculentas em vaso de barro, forrar o fundo com manta de drenagem, para evitar que saia terra ou substrato, coloque uma camada de argila expandida ou pedras, manta de drenagem novamente, e substrato debaixo e cobrindo a raiz da muda. Regue assim que perceber a terra seca.

Outra dica é colocar uma muda de suculenta em vasos com outras plantas, onde houver espaço. Elas crescem normalmente e decoram formando um lindo cacho pendente como mostra a primeira foto.

Como fazer substrato para suculentas

Coloque duas porções de areia, uma porção de substrato, ½ porção de húmus de minhoca e misture bem. Monte o vaso como o explicado acima para fazer o plantio.

Poda

Retire as folhas e flores secas ou quebradas assim que necessário, limpe as folhas sadias do excesso de pó. Estes cuidados vão manter a beleza da planta e evitar o ataque de fungos e pragas.

Tratamento contra fungos e ferrugem

O sulfato de cobre é uma alternativa contra ferrugem. Quando as suculentas forem atacadas por fungos, a dica é retirar as folhas com a doença quando estiver no início, ou aproveitar um galho bom para replantar e descartar o restante da planta doente em caso de ataque avançado.

Escreva seu comentário ou dúvida.

Assuntos do Artigo:
  • Suculentas Pendentes Em Vasos
  • tipos de suculenta
  • como cultivar suculentas
  • plantas suculentas como cuidar
  • tipos de plantas suculentas fotos
  • tipos de suculentas e como cuidar

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Suculentas – Como Cuidar e Decorar com as Plantas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: