Comportamento

Tanatologia – Significado, Cuidados, O que Trata

Tanatologia – Significado, Cuidados, O que Trata

tanatologia-o-que-significaPalavra originada do Grego, onde Tanathos significa outro deus da morte e Logia, que significa no grego ciência.Tanatologia é o estudo da morte, uma parte da medicina legal que trata a morte e sua consequências, um estudo envolvendo aspectos religioso, filosófico, científico, pedagógico e da estética.

Sabemos que a morte é uma experiência universal e invitável. A tanatologia estuda a morte, seus significados e busca a valorização da vida, de onde viemos e para onde vamos e porque vivemos.

Na luta contra a morte ao descobrir uma doença grave, a morte vira instrumento pedagógico para refletir sobre a vida. A nova área das ciências humanas explora a busca pela felicidade.

O tema, está sendo tratado na novela "Amor á Vida",  na personagem Nicole, vivida por Marina Ruy Barbosa, onde  a emoção e uma grande batalha esta presente na cena, quando Nicoli descobre que está com câncer terminal. A novela "Amor à Vida" mostra a dura realidade de muitas pessoas no mundo todo, que com doenças terminais, a cura se torna algo abstrato. As indagações, dúvidas, incertezas são tantas, que fica difícil a ação, que caminho tomar e se deve tomar algum caminho ou ficar esperando a morte chegar.
São tantos os conselhos, palpites de pessoas próximas no momento vivido, mas qual é a melhor solução e o que fazer ao receber a notícia que tem pouco tempo de vida?
No Mais Você de 02/07/2013, um especialista em cuidados paliativos, Franklin Santana, afirmou que antes de qualquer desistência da vida, deve-se lutar por ela de todas as forças e vontade. Segundo depoimentos de pessoas que já passaram por essas experiência,  a vida indaga o que queremos dela, e você "decide" se quer viver ou morrer.

A tanatologia, conduz você a cuidados paliativos com acompanhamento desses pacientes com pouco tempo de perspectiva de vida, com uma assistência mais controlada, ajuda psicológica, de questões sociais e espirituais, um trabalho multifuncional e que cuida da pessoas em um todo.

A tanatologia leva a reflexão da vida e o que me torna feliz, evitando levar uma vida sem significado levando a arrependimentos tardio. A morte é usada como um instrumento pedagógico reflexivo, uma forma de mudar radicalmente a vida da pessoa.

Na Tanatologia a morte é tratada não só com pacientes terminais, mas em escolas, na sociedade, tentando minimizar o tabu morte.

Um dos maiores desejos ao perguntar o que faria nos últimos tempos de vida, a resposta é a melhor convivência com familiares, ou seja a valorização das relações afetivas familiares ou não.

Escreva aqui seu comentário sobre a Tantologia.

Assuntos do Artigo:
  • o que significa tanatologia

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.