Scroll Top

Notícias

Tarifa Zero – Passe Livre ou Passagem Grátis para Estudantes

Tarifa Zero – Passe Livre ou Passagem Grátis para Estudantes e como tirar seu cartão

tarifa-zero-transporte-gratuito-alunos-escola-públicaFoi aprovada dia 11 de fevereiro de 2015 o projeto de lei 1/2015, onde beneficiará os estudantes da escola pública com tarifas gratuita no Metrô, CPTM e ônibus EMTU.

Com o aumento da tarifa para R$ 3,50 dia 06 de janeiro de 2015, a receita do sistema aumentou em 15%, o que cobriu os descontos com a tarifa zero para estudantes. O projeto foi aprovado em Assembleia e autorizado desde dezembro de 2014 pela lei 16.097 e entrou em vigor dia 19 de fevereiro de 2015.

Todos os alunos  de escolas público que cursam o ensino fundamental e médio, mais os estudantes do ensino superior matriculados em universidades e faculdades públicas em São Paulo, alunos da Fatecs e Etecs terão direito, desde que comprovem baixa renda.

Como ter direito a tarifa zero ou passo livre

Serão beneficiados alunos de escolas públicas que estejam matriculados no ensino fundamental, ensino médio, Etcs  e ensino superior de universidades e faculdades públicas, Fatecs que comprovarem baixa renda. Alunos de escolas particulares terão direito à tarifa zero, desde que comprovem renda de até 1,5 salário mínimo mensal. O benefício se estande para os transportes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), tarifas do Metrô e dos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Os alunos de baixa renda, que estão cadastrados em programas estaduais que dão bolsas a universitários, como o Ler e Escrever, Escola da Família, os federais Prouni e Fies terão direito a tarifa zero, afirmam as autoridades responsáveis pelo projeto.

Para fazer seu Bilhete Único do Estudante é preciso seguir o passo a passo abaixo. Confira como adquirir a gratuidade no transporte público.

Inscrição para tarifa zero

  1. As escolas devem mandar os dados de confirmação de matrículas de 2015 para o SPTrans.

  2. Confira se os dados foram eviados pelo site – https://scapub,sbe.sptrans.com.br/sca/estudante/login.jsp  Atualize ou complete os dados que faltam. Em alguns casos é preciso alertar a instituição sobre a necessidade de enviar os dados.

  3. Solicite ou revalide o cartão acessando seu cadastro (Retirado na escola). Para solicitar o Novo Bilhete do Estudante deve entrar no site pelo endereço online – https://scapub,sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action.

Com o cartão na mão, os estudantes com benefício automático devem:

  1. Emitir o boleto para pagar a taxa anual de validação do cartão, no valor de R$ 24,50 (7 passagens).

  2. Após três dias do pagamento, o beneficio estará liberado. A confirmação da gratuidade vai estar no seu cadastro, com a mensagem “Você já possui direito à gratuidade”.

  3. Visite um dos pontos de venda (ver site abaixo) http://bilheteunico.sptrans.com.br/comumRecargaPontos.aspx, você poderá recarregar seu cartão nas máquinas de recarga automática de vale-transporte.

Comprovação de renda

Para os alunos que precisam comprovar renda per capita, que deve ser de até 1,5 salário mínimo, o procedimento e informação é feita pela escola à SPTrans sobre quais dos alunos terão o direito ao Passe Livre.

O aluno com direito deverá acessar o cadastro do Bilhete Único no endereço online – http://bilheteunico.sptrans.com.br/ e preencher o formulário para comprovar a renda familiar per capita.

Após a aprovação, procure um ponto de venda e recarregue seu cartão sem custo.

Em caso de dúvidas, entr no site da SPTrans no endereço online – http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?6005

Escreva seu comentário sobre a concesão da tarifa zero para os estudantes de escolas públicas.

Assuntos do Artigo:
  • tarifa zero para estudantes

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tarifa Zero – Passe Livre ou Passagem Grátis para Estudantes!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: