Scroll Top

Saúde

Teníase e Cisticercose: Doenças Tênia, Profilaxia, Tratamento e Tabela

Teníase e Cisticercose

A Teníase é uma doença causada por dois grandes parasitas, a Taenia solium e a Taenia saginata. Esses dois parasitas têm como hospedeiros intermediários o porco (solium) e o boi (saginata) e também são conhecidos como solitárias já que na fase adulta costumam aparecer sozinhas no organismo de seu portador.

A Cisticercose é outra doença frequentemente confundida com a Teníase devido às semelhanças entre elas, mas que só pode ser causada pelo parasita proveniente do porco (Taenia solium). Ela também é bem mais grave do que a Teníase, embora ambas tenham praticamente o mesmo ciclo de biológico.

Ciclo biológico da tênia

Como você pôde ver na imagem acima, uma pessoa pode ser contaminada com o parasita tanto ingerindo carne com cisticercos quanto através do contato com fezes contaminadas. Podemos estabelecer como principal diferença entre Teníase e Cisticercose o fato da primeira ser causada pela ingestão do cisticerco que se desenvolve no corpo e vira a tênia adulta enquanto o a segunda ocorre quando uma pessoa que já tem teníase ingere os ovos que são liberados em suas próprias fezes.

Ao invés de se transformarem em vermes adultos no corpo de seu hospedeiro final, o parasita se transforma em cisticerco e se aloja em regiões de músculos "moles" como os do coração, da língua, dos olhos ou do cérebro. O resultado disso para o homem vai desde a cegueira até sequelas relacionadas ao alojamento do parasita no cérebro e a morte.

O que você achou do texto? E da tabela? Deixe o seu comentário aqui no Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • teniase e cisticercose
  • cisticercose profilaxia
  • tênia
  • profilaxia da cisticercose
  • teníase tratamento
  • teniase e cisticercose parasita
  • profilaxia da teniase

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Teníase e Cisticercose: Doenças Tênia, Profilaxia, Tratamento e Tabela!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: