Tudo sobre Teoria da abiogênese – resumo, geração espontânea, experimento de Redi.

sapo Teoria da Abiogênese: Resumo, Geração Espontânea, Experimento de Redi

.Mesmo com teorias e hipóteses, ainda é muito difícil para nós, imaginarmos como surgiu a vida no planeta. Agora imagine os cientistas há centenas de anos, sem boa parte das informações que temos hoje, como eles formulavam suas teorias??? Difícil de imaginar, mas muitos deles fizeram descobertas que revolucionaram a Ciência.

.Uma teoria que gerou muita controvérsia e até hoje é muito lembrada é a Teoria da Geração Espontânea ou Abiogênese. Ela defendia que os seres vivos se formaram a partir de material orgânico em decomposição. Era como se a vida brotasse de materiais não vivos, daí o nome.

origem da vida abiogenese Teoria da Abiogênese: Resumo, Geração Espontânea, Experimento de Redi

.Essa teoria teve como base as observações feitas por cientistas da época que acreditavam ser essa a única explicação para o aparecimento de bichos dentro de frutas, por exemplo. Outro fato bastante citado é o do aparecimento de moscas num pedaço de carne exposto ao ar livre.

.Mais um exemplo que serviu de base para que teoria fosse defendida foi a de que os sapos brotariam do lodo nas margens de rios, quando na verdade sabemos que não é nada disse. Sabemos também que carne não vira mosca e fruta não vira bicho, mas por que temos tanta certeza???

.Logo depois da criação da teoria muitos estudiosos resolveram tentar, através de experiências, comprovar ou reprovar a hipótese da abiogênese. Foi esse o caso do cientista italiano Francesco Redi. Em 1660 Francesco realizou o seguinte experimento: ele retirou dois pedaços de uma mesma porção de carne e colocou os dois em recipientes separados, um aberto e o outro fechado com gaze.

abiogenese Teoria da Abiogênese: Resumo, Geração Espontânea, Experimento de Redi
Experimento realizado por Francesco Redi

.Depois de alguns dias ele observou que apenas no frasco aberto houve o aparecimento de moscas, enquanto no fechado com gaze onde ocorria ventilação normalmente, nada apareceu. Assim ele concluiu que as moscas não se formavam a partir da carne, e sim são depositados em forma de ovos pelos insetos que passam por lá.

.Apesar de muito simples, o experimento de Redi ajudou a derrubar a teoria da abiogênese mostrando que os seres vivos não se formam de matéria orgânica em decomposição. Depois do italiano, outro cientista chamado Louis Pasteur fez o experimento do “Caldo Nutritivo“, negando de vez a abiogênese e criando assim outra teoria, a Teoria da Biogênese.

Mas e você, o que achou do resumo sobre a teoria da abiogênese??? Deixe o seu comentário aqui no  blog Essas e Outras.