Lição de casa

Teoria do Calórico de Lavoisier, Combustão: Explicação, Exemplo e mais

Explicação da teoria do calórico de Lavoisier – Combustão, exemplo e explicação.

A aceitação da Teoria do Flogístico, criada por Georg Ernst Stahl permitiu que químicos e pensadores do mundo todo fizessem importantes descobertas e outras teorias fossem criadas.  Entre essas teorias temos a do Calórico, muito discutida até os dias de hoje.

A Teoria do Calórico foi criada por Antoine Laurent Lavoisier, um químico francês que viveu até o ano de 1794 e levou em consideração em suas experiências o estudo quantitativo das interações, algo até então ignorado pelos grandes cientistas.

Sua teoria explicava fenômenos associados ao calor e a combustão. Para criá-la ele partiu do princípio que as quatidades eram conservadas nas transformações em geral. Com a combustão ele percebeu que parte do ar ficava no combustível.

.A descoberta do “ar vital” (gás oxigênio) feita pelo químico inglês Priestley colaborou com a elaboração da teoria que acreditava que a combustão acontecia quando o elemento oxigênio era incorporado aos elementos que constituem o combustível. Com essa constatação era perfeitamente possível aceitar o fato de alguns materiais ganharem massa após a combustão.

Outra questão abordada pela teoria de Lavoisier era o aparecimento de luz e calor que acompanha as combustões. Para o francês a matéria possuia também uma entidade chamada Calórico. O calórico não teria peso revelável e estaria presente, por exemplo, no oxigênio.

.Quando ocorria a combustão era porque o combustível tinha afinidade com o oxigênio e durante a queima incorporáva-o liberando calórico (chama). Essa teoria levava em consideração as quantidades, o que foi realmente inovador na época. Para entender melhor a concepção de Lavoisier, confira o exemplo:

GÁS OXIGÊNIO = oxigênio + calórico

METAL + GÁS OXIGÊNIO (oxigênio + calórico) = óxido (metal + oxigênio) + calórico

.Mas e você, o que achou da teoria de Lavoisier? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • teoria do calórico
  • teoria de lavoisier
  • o que e a teoria do calorico

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.