Scroll Top

Lição de casa

Teoria do Flogístico: O que É, Como Funciona, Explicação, Resumo, Dica

.

.

……………Desde o princípio dos tempos o homem busca explicações para os fenômenos físicos e químicos e um dos fenômenos que mais intrigava os estudiosos era a Combustão. O modos como os materiais entram em combustão e o resultado dessa interação já teve várias explicações e uma delas foi a Teoria do Flogístico.

……………Desenvolvida pelo químico alemão Georg Ernst Stah que viveu entre 1660 e 1734, ela teve inspiração em um livro de Johann Joachim Becher. O livro de nome “Physica subterranea” foi publicado em 1667 e na época contribuiu consideravelmente para o avanço da química.

…………..Após conhecer as especulações de Becher, Georg fez adaptações e assim criou a sua teoria, a Teoria do Flogístico. Segundo ela todos os materiais combustíveis possuíam o flogístico, um princípio inflamável comum. Materiais que não queimam não teriam esse princípio em sua composição. Esse flogístico abandonaria o sistema durante a combustão gerando luz e calor (chama).

.

.

……………Na época a teoria foi considerada por todos verdadeira pois explicava o fenômeno de maneira satisfatória segundo as informações que eles tinham. Como não havia um aprofundamento no estudo quantitativo, ela foi aceita durante muitos anos.

……………Assim como as outras teorias, a do Flogístico tinha alguns fundamentos. Um deles explicava por que não acontece combustão sem a presença de oxigenio. Na época o element0 não era conhecido como é hoje e só era classificado como ar. Segundo a teoria o flogístico necessitaria de ar para sair do sistema. Isso se explicava com o fato de uma vela se apagar quando é colocada sob um copo que impede o seu contato com o mundo exterior.

……………Outro argumento usado por Stah era o aumento da massa de metais com a oxidação (queima, enferrujamento ou corrosão). Segundo ele quanto mais flogístico tinha um material mais leve ele era, logo, ao sofrer combustão os metais ganhava massa. Hoje sabemos que isso se dá porque o óxido automaticamente tem maior massa que o metal, mas para o químico isso era o indício da presença de mais ou menos flogístico.

.

.

……………Com o passar dos anos foram surgindo contradições que derrubaram a Teoria do Flogístico e uma delas era o fato de o papel perder massa ao invés de ganhar na combustão. O que colocou por terra a teoria de Stah foi o surgimento de outra teoria, a Teoria do Calórico de  Antoine Laurent Lavoisier, mas isso é assunto para outro post.

……………Mas e você, o que achou da Teoria do Flogístico??? E da explicação??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • teoria do flogistico resumo
  • teoria do flogistico
  • em que consiste a teoria do flogistico
  • flogistico
  • Teoria do flogistico e calórico
  • teoria do flogistico o calorico
  • resumo flogistico

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Teoria do Flogístico: O que É, Como Funciona, Explicação, Resumo, Dica!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: