Lição de casa

Teoria Malthusiana: O que é, Conceito, Contexto Histórico e Crísticas

Teoria Malthusiana: O que é, Conceito, Contexto Histórico e Crísticas

thomas-r-malthusO estudo dos fenômenos que envolvem a População Mundial permitiu a elaboração de conceitos e teorias relativos à sua dinâmica e aos fatores que a influenciam. Dentre elas a mais famosa é a Teoria Malthusiana.

A Teoria Malthusiana foi enunciada por Thomas R. Malthus, um reverendo protestante que elaborou um ensaio no qual buscava explicações e soluções para as transformações socio econômicas que sucederam a Revolução Industrial.

Essas transformações trouxeram consequências como o aumento da pobreza e da marginalização, havendo diminuição na oferta de alimentos e aumento da demanda. Houve também a intensificação do êxodo rural, que proporcionou o aumento da mão de obra disponível nos centros urbanos e com isso a sua exploração.

Segundo Malthus, uma solução para o problema, que já não afetava mais só a Inglaterra, seria justamento diminuir o número de pessoas pobres. Ele acreditava que a população cresceria numa progressão geomátrica e os meios de subsistência, em progressão aritmética.

Assim, se a população não parasse de crescer esse cenário levaria ao caos, o que o levou a sugerir controle de natalidade. Os principais culpados pela situação seriam os pobres, então, o importante seria acabar com os pobres, não acabar com a pobreza.

teoria-malthusianaNão demorou muito para que essa teoria começasse a ser contestada. Isso porque, além de apresentar uma visão determinista, que não considera a capacidade do homem de superar esses problemas, o avanço tecnico-científico e os estudos na área provaram que na verdade a produção de alimentos cresce num ritmo muito maior do que a população. Tudo isso deu margem para que fosse formulada a outra teoria, a Teoria Neomalthusiana.

Mas e você, o que achou do resumo que nós preparamos sobre a Teoria Malthusiana? Ele te ajudou a estudar para alguma prova ou trabalho de escola? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.