Lição de casa

Teoria Neomalthusiana: O que é, Conceito, Contexto Histórico, Críticas

Teoria Neomalthusiana: O que é, Conceito, Contexto Histórico, Críticas

teoria-neomalthusianaApesar da teoria criada por Thomas Malthus ter sido deixada de lado com a exposição de suas falhas e furos, um grupo de estudiosos se manteve fiel a alguns dos princípios propostos pela Teoria Malthusiana e ganhou força no período pós guerra: os chamados neomalthusianos.

Teoria Neomalthusiana

A Teoria Neomalthusiana sustenta aquilo que seria a essência da teoria anterior. Isso porque ela mantém a ideia de que o crescimento demográfico da população pobre é a causa de todos os problemas e que deve ser controlado.

O que diferencia a Teoria Neomalthusiana da Teoria Malthusiana é que enquanto esta se aplica a todo o mundo, aquela é utilizada exclusivamente para os países do Terceiro Mundo, nações consideradas subdesenvolvidas e que, em geral, apresentam elevadas taxas de crescimento demográfico.

Assim, de acordo com a Teoria Neomalthusiana, o rápido crescimento populacional dos "países subdesenvolvidos" estaria associado ao seu baixo ritmo de crescimento econômico. Isso porque os pobres gerariam altos custos socias e comprometeriam os investimentos em atividades produtivas.

A solução proposta pelos neomalthusianos é muito parecido com aquela que foi adotada por Thomas R. Malthus: limitar a natalidade. Entretanto, além de se restringir aos países do Terceiro Mundo, o controle de natalidade seria relizado através doplanejamento familiar. É claro que essas medidas recebam muitas críticas, vindas especialmente dos chamados reformistas, seguidores da Teoria Reformista.

Mas e você, o que achou do resumo sobre Teoria Neomalthusiana que nós preparamos? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • Teoria neomalthusiana
  • teoria neomalthusiana resumo
  • neomalthusianismo
  • neomalthusiana
  • neomalthusiana teoria
  • teoria de malthus tudo sobre ele
  • quando surgiu o neomalthusianismo contexto historico

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.