Scroll Top

Comportamento

Terapia do Luto: Tudo Sobre, Onde Encontrar, Como Agir Morte Familiar

Terapia de Luto: Tudo Sobre, Onde Encontrar, Como Agir na Morte Familiar

terapia-do-luto-onde-encontrarTerapia do Luto – A morte de alguém que amamos muito  é um pedaço da vida que nunca mais se apaga, e doi para sempre. Quem já sofreu com a perda de um ente querido, pode fazer dimensão da angústia e sofrimento quando vemos alguém passar por esta dor imensa. É triste e irrememdiável, a morte é uma situação sem solução, não tem volta aqui na terra e a dor e vazio que fica é indescritível.

Muitas vezes acordamos e pensamos "meu Deus, bem que podia ser um pesadelo", mas vemos que é real, e desejamos continuar dormindo para não sentir novamente aquela dor terrível e triste.

No entanto, como todos sabemos, não podemos esquecer das demais pessoas, filhos e parentes que estão vivos e que devemos lutar para sobrevier e amenizar a dor da perda, embora seja eterna e não vamos esquecê-la. O que fazer para voltar a vida profissionae compromissos, sofrer menos com o luto e sairmos da situação que pensamos que nunca mais iremos sorrir e voltar a ser feliz?

Uma solução que tem melhorado a dor e ensinado a viver após a morte ou perda de um ente querido é a terapia do luto.

Administrada por terapeutas especializados e capacitados no assunto, eles oferecem assistência nesta fase dura e ensina a melhor maneira de proceder e agir para amenizar o sofrimento causado pela perda de um familiar próximo e amado.

Confira dicas de como melhorar sua dor após o luto:

 

A primeira dica é não pensar somente na morte daquela pessoa querida. Deixe de resumir aquela pessoa à morte dela, e lembre de fatos e momentos bons que viveram juntos e do quanto ela te fez feliz enquanto esteve com você. No começo, o luto e a morte são lembrados, mas aos poucos o alivio da dor virá.

O que fazer com as coisas de quem morreu, como mexer nelas sem sofrer. O melhor é deixar guardado, mexer ou pedir para alguém mexer com os objetos deixados?

A melhor coisa a fazer é dar tempo ao tempo, vá devagar e se você for se sentir melhor, deixe os pertencer quietos e guardados por algum tempo. Quando resolver e achar que está na hora de se desfazer deles, chame alguem que confia e gosta para te ajudar ou faça sozinho se estiver preparada.

Tirar tudo logo e não querer ver nada pode ser dolorido depois, pense bem antes de tomar esta decisão.

Não é correto trancar os objetos da pessoa que se foi e deixar tudo ali para sempre. Deixe a porta aberta, vá entrando devagar e com cuidado e aos poucos, você deixará de fazer ligação daquela pessoa somente ao luto.

Você poderá fazer doações do que quiser doar, guardar algumas coisas que acha significativas e que devem ser guardadas, mas evitando ter aquilo como um troféu que a leve a situação da morte do ente querido, mas sim a vida.

Está sofrendo muito com a morte de alguém ou conhece um amigo que está nesta dolorosa situação, confira abaixo os endereços onde funcionam grupos de Terapia do Luto no Brasil. Entre em contato, peça ajuda e veja de que forma este grupo de terapia do luto poderão te salvar desta situação depressiva e dolorosa. Confira endereços:

RIO DE JANEIRO
Amigos Solidários na Dor do Luto – RJ
Coordenação: Rodrigo Luz e Márcia Torres (coordenadores)
Rua Rodrigo e Silva, 18, 7º Andar.

CURITIBA
Amigos Solidários na Dor do Luto – Curitiba
Coordenação: Zelinda de Bona (Coordenadora)
Universidade Federal do Paraná – Depto de Psicologia

BELO HORIZONTE – BH
API – Apoio a Perdas Irreparáveis
Rua Espírito Santo, 2727, sala 1205

CAXIAS DO SUL – RS
Luspe: Clínica Luspe (Luto, Separações e Perdas).
Rua Júlio de Castilhos, 2845 – São Pelegrino

TRÊS COROAS – RS
Casa Amitaba – GAL (Grupo de Apoio ao Luto)
Estrada das Águas Brancas, 1211.

RECIFE – PE
O FAROL – Grupo de Apoio ao Enlutado
Clínica do Luto – PE
Av. Maurício de Nassau, 219. Iputinga. Antiga Rua Monsenhor Fabrício – Paralela da Av. Caxangá.

Já conhece a Terapia do Luto? O que achou da matéria sobre Terapia do Luto? Comente aqui no blog Essas e Outras. Estamos sempre atualizando nosso site com informações e novidades, confira visitando-nos sempre.

Assuntos do Artigo:
  • grupos de apoio perda ente querido curitiba
  • terapia do luto na universidade federal do parana
  • terapia do luto rj

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Terapia do Luto: Tudo Sobre, Onde Encontrar, Como Agir Morte Familiar!


2 Comentários

  1. Rosí do Carmo de Oliveira disse:

    Olá, Pessoal da organização do Programa Mais você, ou quem digitou esses endereços de Terapia do Luto.  Gostaria de informar que é LUSPE:  CLÍNICA LUSPE (LUTO SEPARAÇÕES E PERDAS).

    Grata pela correção.

     

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: