Scroll Top

Saúde

Teste do Pezinho – Saiba Tudo Sobre Quando e Porque Fazer

Teste do Pezinho – Saiba Tudo Sobre Quando e Porque Fazer            

Exame do Pezinho – Porque fazer?

O exame ou teste do pezinho, é feito em hospitais ou UBS (Unidade Básica de Saúde), de prêferencia três dias após o nascimento.

O teste do pezinho é um exame muito importante que é feito no recém-nascido para detectar,  possíveis doenças que a criança possa ter e tratá-las a tempo.

Cerca de 600 mil crianças em cada ano não tem acesso a esse exame. Muitos pais deixam a maternidade após o nascimento do filho e não retornam no prazo indicado pelo médico. Os pais devem se conscientizar de que se não fizerem o teste dp pezinho a tempo , seu filho pode ter problemas para o resto da vida.

O exame do pezinho é grátis e o resultado sai em uma semana no máximo, e é feito para detectar doenças como a fenilcetonuria, o hipotireoidismo, fibrose cística e a anemia falciforme.

A fenilcetonuria é uma doença que não metaboliza as proteínas ingeridas pela criança, tornando-a tóxica.

Diagnosticada a doença antes de 3 semanas do nascimento, a criança é tratada, e deve ter uma dieta de baixa proteína, sendo evitado o leite materno, queijos, carnes e outros alimentos proteicos.

Um em cada 10.000 recém-nascido nasce com o problema. Portadores do mal têm 25% de chance de ter filhos com o problema. O ideal é fazer o exame três dias após o nascimento.

O hipotireoidismo congênito é uma disfunção hormonal hereditária, que se diagnosticado é tratável e controlado, se não cuidar a pessoa doente tem poucos anos de vida.

A fibrose cística é uma doença genética no sistema digestivo, que impede a absorção de nutrientes. Causa inflamação no fígado, e outras inflamações.

A anemia falciforme é uma doença hereditária no sangue que muda o formato dos glóbulos de sangue, que passam a ter um formato de meia lua, e prejudica a saúde da criança. É tratável.

Não deixe de cuidar do seu filho, faça o teste do pezinho, a carteira da vacinação, o teste da orelhinha e o teste do olhinho. Seu filho merece.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre o teste do pezinho
  • tudo sobre teste do pezinho
  • com quanto tempo sai o resultado do teste do pezinho
  • tudo sobre exame do pezinhos

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Teste do Pezinho – Saiba Tudo Sobre Quando e Porque Fazer!


1 Comentário

  1. Jordana disse:

    Não entendo como os próprios pais podem deixar de fazer um exame tão importante para a criança. Um teste super fácil e que pode livrar o bebê de tantas doenças futuras. Acho que os pais precisam adquirir uma responsabilidade maior e ver o quanto os filhos dependem deles. E assim zelar com mais rigor pela saúde de seus filhos.
    E, aproveitando a oportunidade, quero deixar uma dica para as mulheres, que como eu, desejam gerar outras vidas.

    http://bit.ly/9iUFJO

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: