Ticiano Vecelli – Pintor Italiano do Renascimento – Obras e Biografia.

ticiano Ticiano: Biografia, Pintor Italiano do Renascimento, Obras de Vecelli
Autorretrato de Ticiano

.Ticiano Vecelli ou Ticiano como era conhecido, foi um importante pintor italiano que nasceu em Pieve di Cadore entre os anos de 1473 e 1490. Renascentista, também considerado pré-barroco ou pré-moderno, ele foi um dos principais representantes da escola venezianana Europa.

Conhecido pela versatilidade, ele gostava de retratar paisagens, temas mitológicos ou religiosos e retratos. Suas pinturas eram sempre muito realistas e levavam cores fortes, um banquete até para os olhos menos acostumados!

amor sacro profano Ticiano: Biografia, Pintor Italiano do Renascimento, Obras de Vecelli
“Amor Sacro e Amor Profano”

.Filho de Gregório Vecelli e Lúcia, ele foi levado para Veneza aos 10 anos de idade pelo irmão, que também era pintor. Lá ele virou aprendiz de Sebastian Zuccato. Anos depois entrou para um grupo de jovens que incluia Palma de Serinalta, Lorenzo Lotto, Sebastiano Luciani e Giorgione.

Há controvérsias quanto a sua primeira obra. Existem suspeitas sobre “Hércules”, “A Virgem e a Criança” e “A Visitação de Maria e Isabel“. Outra coisa que dificulta a identificação de sua primeira obra é a parceria que ele formou com Giorgione.

beldade ao espelho Ticiano: Biografia, Pintor Italiano do Renascimento, Obras de Vecelli
“Beldade ao espelho”

.Com a morte de Giorgione, Ticiano se tornou o líder absoluto e indisputado, o mestre oficial e o pintor laureado da Sereníssima República de Veneza, e assim permaneceu por 70 anos. Um de seus afrescos mais famosos é “Amor Sacro e Amor Profano“.

.Um traço bastante curioso da carreira de Ticiano é o amadurecimento artístico que ele teve durante a vida. Algumas obras do fim de sua vida ficaram tão diferentes das iniciais, que foi necessário um longo trabalho para comprovação e autoria. É como se ele tivesse se libertado das tradições de sua juventude, procurando personagens mais complexos e tentando um estilo monumental.

a virgem e a crianca Ticiano: Biografia, Pintor Italiano do Renascimento, Obras de Vecelli
“A Virgem e a Criança”

.Pouco antes de morrer, em 1576, o pintor já dava sinais de cansaço. Nos seus últimos anos, Ticiano terminou uns poucos trabalhos onde deixou claro o estilo mais crítico e perfecionista. Toda a sua emoção é aparente em “Coroação de Espinhos“, “Peregrinação de Emaú”, “O Doge Grimani de Veneza” e “A Trindade em Madri“.

Vicelli morreu com cerca de cem anos, em 27 de agosto de 1576, de peste. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, uma honra já que ele foi a única vítima da peste negra a ser sepultada numa igreja. Era o fim de uma vida dedicada à arte!

Gostou das obras de Ticiano? Deixe seu comentário aqui no blog EssaseOutras.

Assuntos do Artigo

  • obras de ticiano
  • biografia de ticiano
  • ticiano biografia
  • ticiano renascimento
  • vida e obra de ticiano
  • ticiano principais obras
  • biografia ticiano
  • ticiano obras
  • ticiano e suas principais obras
  • ticiano pintor italiano