Saúde e Bem Estar

Tipos de Insônia, Causas e Dicas de Tratamento

Uma boa noite de sono é reparadora e quando não conseguimos dormir direito as conseqüências são mau humor, cansaço, irritação, dificuldade de concentração e falhas de memória. Dormir mal também traz efeitos negativos na aparência com olheiras, para o sistema imunológico, podendo levar a problemas de saúde.

Muitas pessoas sofrem de insônia e quando a dificuldade de dormir ultrapassa três meses é considerada insônia crônica. Veja abaixo os tipos de insônia, identifique seu problema e confira dicas de quando procurar ajuda médica e dicas caseiras para melhorar o sono, com mudanças de hábitos, chás e alimentos para melhorar o sono e combater a insônia.

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Tipos de insônia

A insônia pode ser do tipo em que a pessoa dorme e acorda durante a noite, pode ser do tipo que existe uma demora para dormir ou daquelas que a pessoa acorda cedo e não consegue dormir mais. Em todos estes casos citados acima se pode considerar como insônia.

Hábitos que combatem a insônia

Uma dica que sempre dá certo é preparar o ambiente antes de dormir, deixando-o mais confortável e aconchegante possível.  Evite sons e barulhos que incomodem, a sensação de frio ou de calor, deixe o ambiente escuro sem um sinal de luz e bem confortável de forma agradável. Evite ver TV na cama, não leve o computador, celular ou nada que atrapalhe seu sono.

Quando procurar ajuda médica

A insônia pode ser conseqüência de problemas emocionais, cujos sintomas são pensamentos negativos ao se deitar, ansiedades com deveres a cumprir, neste caso a dica é procurar um médico psiquiatra, especialista em doenças emocionais ou depressivas.

Alguns sintomas precisam ser analisados quando temos dificuldade de dormir que podem ser problemas sérios de saúde como acordar para urinar à noite ou muita sede, dores no peito ou no corpo. A dica é procurar ajuda médica e averiguar as causas do mal estar noturno com exames médicos.

Cuidados para evitar insônia

Evite comer 3 horas antes de dormir

Não faça atividades físicas três horas antes de dormir

Procure ingerir alimentos leves e saudáveis à tarde, evite alimentos com cafeína, gordurosos e em grande quantidade.

Chás calmantes como camomila, erva-ciderira ou melissa, erva-doce, hortelã, maçã ou de folhas de alface melhoram o sono. Suco de maracujá é ótimo para acalmar e dar sono.

Um tratamento que tem ajudado muitas pessoas se livrar das noites mal dormidas é a acupuntura. Outra dica de tratamento contra insônia é a flutuação.

Veja nossa matéria sobre os alimentos indicados na insônia.

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