Informação

Tipos de Panelas e Benefícios à Saúde: Ferro, Alumínio, Vidro e Barro

.

.

……………Desde que foi inventada a panela é indispensável no preparo de cada alimento. O utensílio é tão útil que pode ser feito de vários materiais como o alumínio, o ferro e até mesmo o plástico. Mas afinal, você sabe qual desses materiais é o mais indicado para a saúde e a qualidade do alimento???

……………Uma pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde foram testados os tipos de panelas trouxe respostas esclarecedoras. Confira algumas delas:

.

.

……………A primeira surpresa foi com a panela de ferro. Incrivelmente eles descobriram que o ferro derivado desse tipo de panela é utilizado pelo nosso organismo, o que diminui os índices de anemia em proporções consideráveis. É, mas nem sempre os efeitos são positivos.

……………As panelas de alumínio, por exemplo, podem causar intoxicações e em casos mais graves, possuem relação com a incidência de demência e doenças como o Alzheimer e o Parkinson. O uso desse tipo de material pode ainda inibir a absorção de cálcio, ferro, magnésio e processos metabólicos. Isso pode gerar insuficiências graves.

.

.

……………Quanto as panelas de vidro, não existem preocupações. Ao mesmo tempo que não contribuem elas não oferecem quaisquer riscos à saúde.

……………Por fim temos as panelas de barro. Essas também não oferecem riscos à saúde mas são indicadas para o preparo de alimentos aquosos, já que absorvem a água deles. Evite usar no preparo de refeições secas que podem se desidratar. Outra dica é usar umas gotinhas de óleo vegetal antes de aquecer a panela como um tipo de hipermeabilizante.

……………Mas e você, o que achou das dicas??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • panelas de vidro
  • tipos de panelas
  • panela de ferro

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.