Scroll Top

Decoração e Manutenção

Tipos de pregas em cortinas, Como Fazer e Modelos com foto

Tudo sobre os tipos de pregas em cortinas, dicas de como Fazer cada uma delas e Modelos com fotos.

As cortinas embelezam um ambiente e são peças de decoração necessárias, pois dão privacidade, ajudam evitar poeira e luz. Encontramos hoje muitos tipos de cortinas, como as persianas, as cortinas de madeira e de tecido, todas lindas e modernas.

Para quem prefere as cortinas de tecidos, elas podem ser feitas em casa, sem grandes dificuldades e muita economia, basta ter uma máquina de costura e seguir as dicas da nossa matéria de como fazer cortinas.  As cortinas podem ser com varão ou com trilho e ter modelos variados, podendo ser lisa, franzida ou com pregas. Hoje vamos falar sobre alguns dos tipos de pregas em cortinas, que dão um charme a mais na cortina, confira abaixo.

Tipos de pregas em cortinas

As cortinas podem ser feitas com pregas de vários modelos, como prega macho, prega fêmea, prega Paris, prega wave ou paulista, prega americana, inglesa, casa de abelha. Veja como é feita algumas delas e fotos demonstrativas.

tipos-de-pregas-em-cortinas-

Prega americana

A cortina de prega americana, mostrada na figura nove da foto acima, é muito usada, ela tem 3 dobras no acabamento no alto da cortina, dando um charme e certo volume. Um modelo clássico mais trabalhoso de fazer e bem bonito. As pregas devem ser divididas em tamanho iguais e bem calculadas.

Prega wave ou paulista

Muito usada em cortina de varão, mostrada na figura três da foto acima ela cria ondulações que ficam muito bem esteticamente e suas dobras são intercaladas nos dois sentidos ao ser montada no varão. Para driblar a claridade excessiva, a dica é usar cortina com forro blecaute sob um tecido fino de voal. O tecido blecaute pode ser encontrado no Brás, na Rua Joly ou na Rua 25 de Março, ambas em São Paulo, onde encontramos comércio no  atacado e no varejo.

Cortina com acabamento de casinha de abelha

Um a delicadeza total, a cortina de casinha de abelha mostrada na figura oito da foto acima é um trabalho manual, feito nas pregas da cortina, onde você irá prender à mão pontos específicos do tecido, formando uma a uma das casinhas de abelha. A dica é finalizar o trabalho ou usar para unir botões forrados com o tecido da cortina, pérolas, pedras, etc. A casinha de abelha é feita na parte superior da cortina, com em média três fileiras de casinhas de abelha, deixando o restante do tecido cair num volume lindo.

Cortina com franzidor

A cortina com franzidor pode ser fixada com argola, como mostra a foto número sete da figura acima, ou fixada com trilho suisso em caso de cortineiro de gesso ou de madeira. O franzidor é um tipo de entretela que compramos em casa de armarinhos, que é pregado no cós do alto da cortina e franzido para dar o efeito visto na foto. Veja dicas de como fazer a cortina com franzidor.

Prega macho

A prega macho é feita com duas dobras em sentido contrário como o modelo de cortina mostrado na figura um da foto acima, contra o cós, o que dá mais volume, principalmente se a prega for funda. A cortina com prega macho gasta menos tecido do que uma cortina franzida.

Prega fêmea

Na prega fêmea as dobras se unem na parte da frente da cortina, onde se encontram como mostra a figura dez da foto acima. Tanto a prega macho como e fêmea marcam um estilo clássico e nunca saem da moda. Veja na foto abaixo a diferença entre a cortina com prega macho e a cortina com prega fêmea.

Diferença entre cortina com prega macho e com prega fêmea

diferenca-entre-prega-macho-e-prega-femeaA prega macho tem duas dobras feitas em sentidos opostos na parte frontal da cortina. A parte funda da prega fica para trás ou no avesso da cortina.

Uma dica muito importante é fazer um molde com a medida do fundo da prega, após medir que tamanho vai ficar cada prega, e usá-lo para fazer a marcação das pregas machos;

Escreva seu comentário ou dúvida sobre as dicas dos tipos de pregas em cortinas.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer pregas em cortinas
  • como fazer cortina com prega macho
  • como fazer cortina de pregas americanas
  • Para fazer prega macho no voal e necessário entretela?
  • como fazer uma cortina inglesa
  • video curtina tecido sem pregas
  • modelos cortinasde pregas moderna

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tipos de pregas em cortinas, Como Fazer e Modelos com foto!


4 Comentários

  1. Fatima Aparecida Vian disse:

    Bom Dia.

    Gostaria de saber como fazer prega macho  em cortinas, passo apasso, qual a medida das pregas.

     

    Fátima

    • Graci disse:

      OLá Fátima

      A prega macho tem duas dobras feitas em sentidos opostos na parte frontal da cortina. A parte funda da prega fica para trás ou no avesso da cortina, o que dá mais volume, principalmente se a prega for funda.

      O que vai definir o tamanho das pregas macho é o tanto de tecido que você tem para fazer a cortina, na nossa matéria recomendamos você levar o modelo que quer e a medida da janela ou da parede ao comprar o tecido, para que seja calculada a metragem de tecido que deve comprar.

      Do tamanho total da largura do tecido, tire a medida da parede, o que sobrar você dividi pelo número de pregas que pretende fazer, geralmente é uma bem próxima da outra( 10 cm) como mostra a segunda imagem da nossa matéria.

      Para dobrar é só seguir a dica da foto. Cada prega tem de 10 a 15 cm.

      Vamos providenciar um passo a passo de como fazer a prega macho assim que for possível.

      Grata pelo comentário, volte sempre.

  2. Fernandjo Olivier disse:

    Olá boa tarde ao todos! Gostei do artigo sobre as pregas de cortinas. Porém permita-me ressaltar que, os nomes das pregas, macho e fêmeas estão em figuras invertidas.
    As pregas “macho” elas não se encontram, posição de frontal, já as “fêmeas” se encontram.
    Espero não ter aborrecido alguém, importante sempre passar adiante informações, e assim todos aprendemos juntos.
    Muito boa pagina.
    ASS: Fernandjo
    Porf° Arquiteto/USP

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: