Tipos de Projeção Cartográfica: Conforme, Equivalente e Equidistante.

projecoes Tipos de Projeção Cartográfica: Conforme, Equivalente e Equidistante Projeção Cartográfica é a representação em um plano de fenômenos e características da superfície terrestre. Embora muita gente diga que a Terra é redonda vale lembrar que ela não é uma esfera perfeita, mas um Geíode.

Justamente por ser um Geíode é muito difícil representar formas e medidas da Terra sem causar qualquer tipo de alteração. Cada tipo de projeção possui algumas equivalência e alguma diferença. Confira os principais tipos e descubra qual é a sua distorção.

Projeções Conformes

Neste tipo de projeção os ângulos do mapa são idênticos aos da Terra. As formas também não apresentam distorções mas as áreas são diferentes e é necessário usar várias escalas diferentes. O ponto onde há menos distorção é a Linha do Equador. Quanto mais longe desta linha, maior a distorção.

A  projeção conforme mais conhecida é a de Mercator. Foi criada na época de expansão marítma e por isso conserva os ângulo, importantes para o uso da bússula. Não se pode negar que se trata de uma projeçãoetnocêntrica porque faz com quea Europa fique mais ao centro e pareça maior do que realmente é.

mercator projecao Tipos de Projeção Cartográfica: Conforme, Equivalente e Equidistante

 Projeções Equivalentes

 Neste tipo de projeção as áreas são proporcionais as da Terra mas podem haver deformações nos ângulos e as formas são diferentes das reais. As áreas depaíses baixos são as maisproporcionais com a realidade.

A Projeção de Peters é a mais conhecida entre as equivalentes e dá mais destaque as áreas do sul, já que essas eram diminuídas na projeção deMercator.

peters projecao Tipos de Projeção Cartográfica: Conforme, Equivalente e Equidistante

 Projeções Equidistantes

Neste tipo de projeção a representação das distâncias é precisa. Ela usa de um ponto qualquer do planeta e medea distância entre outros lugares e este ponto. É geralmente usadapara definir rotas, sejam elas aéreas ou marítmas. Possui distorções nas formas e nas áreas continentais.

Uma tipo de projeção equidistante é a Azimutal. Ela tem como ponto de referência um dos polos, geralmente o Polo Norte. Confira a imagem:

projecao azimutal Tipos de Projeção Cartográfica: Conforme, Equivalente e Equidistante

A projeção cartográfica mais usadaatualmente é a de Robinson. Ela não distorce as formas mas nãopreserva nenhuma propriedadede conformidade. É muito comum nos Atlas e mapas escolares.

projecao de robinson 1024x629 Tipos de Projeção Cartográfica: Conforme, Equivalente e Equidistante

 Esses são os tipos mais comuns deprojeções cartográficas. Qual outra você conhece???

Comente aqui no blog Essas e Outras.