Scroll Top

Lição de casa

Tipos de RNA Funções Mensageiro, Ribossômico, Transportador

.Tipos de RNA e Funções: Mensageiro, Ribossômico e Transportador Resumo

.Como todos nós aprendemos na escola existem três tipos diferentes de RNA envolvidos nos processos de síntese proteica. Essas etapas de transcrição e tradução das informações genéticas que levam à produção de proteinas são de extrema importância para o nosso corpo já que elas exercem boa parte das funções de um organismo.

Neste post nós falaremos de forma resumida de cada um deles (mensageiro, ribossômico e transportador) e mostraremos as funções que eles exercem nesse amplo processo. Confira tipos de RNA e suas funções.

.* RNA mensageiro (RNAm): este RNA é produzido no núcleo a partir das informações do DNA e é fundamental para a trasncrição do DNA uma vez que é ele quem "anota" as informações dos genes e leva-os até a próxima etapa.

.Para isso o RNAm se posiciona no início das cadeias do DNA e com a ajuda de uma enzima quedra as pontes de hidrogênio fazendo com que elas se separem. Então ele se emparelha a "cadeia molde" que é qualquer uma das duas que foram separadas e os genes são transcritos.

.Feito isso o RNAm atravessa os poros da carioteca e vai até o citoplasma levando a "receita" que será usada na produção das proteinas.

..RNA ribossômico (RNAr): este RNA é produzido no núcleo, mais específicamente nos nucléolos e formam os ribossômos. É no ribossomo que será feita a tradução de todas as informações contidas na "receita" do RNAm,

Para isso o RNAm passa entre duas estruturas conhecidas como subunidade maior e subunidade menor. Lá suas informações serão lidas e com a ajuda do RNAt os aminoácidos correspondentes a cada códon serão selecionados.

O ribossomo possui ainda duas regiões conhecidas como sítio A e sítio P. Os aminoácidos trazidos pelo RNAt penetram no sítio A, são selecionados, incorporados aos peptídeos e a síntese acontece no sítio P.

Assim se dá a tradução do RNAm e a conclusão da síntese proteica.

..RNA transportador (RNAt): este RNA é produzido também no núcleo da célula e atua no transporte e entrada do aminoácido no sítio A para a produção da proteina.

Isso se dá porque o RNAt é formado por uma extremidade com ligação para aminoácidos e outra com anticódons, anticódons esses que complementarão os códon do RNAm para que os aminoácidos corretos sejam selecionados.

Vale lembrar que todo o processo de síntese proteica realizado no ribossomo sempre é iniciado pelo códon AUG (metionina) conhecido como códon de iniciação uma vez que é sempre o primeiro aminoácido a ser reconhecido.

.O que você achou do resumo sobre tipos de RNA e funções??? Te ajudou nos estudos??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • tipos de rna e suas funções
  • tipos de rna
  • rna mensageiro transportador e ribossomico
  • quais os tipos de rna e suas funções
  • tipos de rna e funções
  • função do rna ribossomico
  • função do rna mensageiro

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 4,50 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Tipos de RNA Funções Mensageiro, Ribossômico, Transportador!


6 Comentários

  1. Rubens disse:

    Muito bom! vendo aqui para a revisão dos “gigantes” foi muito útil…
    Agradeço muito de minha parte
    =D

  2. joaquim disse:

    bem massa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. ANONIMO disse:

    mt bom esse resumo,ajudou bastante! valew

  4. ingrid disse:

    po muito bom mesmo vai me ajudar no seminario que vou apresentar obrigado

  5. Camila disse:

    Me ajudou mtoooo… mtooo obrigadinhaa…

  6. Amanda disse:

    Muito obrigada, ajudou muito. Excelente resumo. (:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: