Scroll Top

Produtos e Serviços

Tipos de tintas – textura Ideal na parede, Portas, Acabamento

Tipos de tintas – textura Ideal na parede, Portas, Acabamento

tipos-de-tintasManter a casa linda e sempre bem pintada é o ideal, porém, é necessário alguns cuidados como conhecimentos de tintas e acabamentos e um bom planejamento.

Separamos para você algumas dicas sobretipos de tintas, textura,como e quando usar, confira:

Acrílica

A tinta acrílica é soluvel em água e contém resinas acrílicas em sua fórmula, tornando-a impermeável, própria para ambiente externos. De fácil manutenção e limpeza, a tinta acrílica deve ser aplicada e deixar secar no mínimo quatro horas para dar a segunda e demais demãos. Mais cara que a tinta látex, a tinta acrílca tem versões contra mofo, bactérias, fungos e algas.

Látex

Muito usada e conhecida, a tinta látex oferece boa cobertura, é solúvel em água, muito econômica e de secagem rapida. Própria para ambientes internos, por ser mais sensível e livre de cheiro após a aplicação. A limpeza deve ser feita somente com pano úmido, sem excesso de água.

Esmalte sintético

Usado  em madeira, vime e metal, o esmalte sintético tem alto brilho e vida útil de 10 anos em média. Solúvel em aguarrás, solvente químico de cheiro forte, é mais caro que as demais. É preciso de uma preparação anterior a aplicação, para evitar bolhas e descascar em pouco tempo, a secagem é lenta, com intervalo de oito horas em cada demãos.

Epóxi

Muito resistente, a resina epóxi é impermeável e bem resistente à umidade e abrasão. Muito fácil de higienizar, pode ser aplicado em banheiros e lavanderias. A tinta pode ser à base de água ou solvente e pode ser aplicada em superfícies variadas como porcelanatos, pastilhas e placas cimentícias. Vale lembrar que a maior porosidade da textura favorece o acúmulo de poeira.

Verniz

Produto para acabamento, que oferece uma película protetora na superfície. Temos no mercado tintas verniz transparentes ou pigmentadas e sintéticas ou à base de água. Dependendo para que vai usar, é importante tomar cuidados com os acabamentos brilhantes, como o verniz marítimo, pois vai deixar a superfície pintada escorregadia.

Os acabamentos das tintas variam e podem ser:

 

Fosco: indicado para esconder as imperfeições do local a pintar. A tinta com acabamento fosco proporciona bom rendimento e boa durabilidade. Vale lembrar que a porosidade da tinta facilita o acúmulo de poeira.

Acetinado: é um acabamento que fica entre o fosco e o brilho. Resulta num acabamento suave e com opções de cores fortes.

Semibrilhante: com pouco brilho, resistência maior que as anteriores e oferece mais facilidade de limpeza, porém, as imperfeições ficam evidentes.

Brilhante: muito resistente e de fácil limpeza, no entanto, revela qualquer defeito da parede. Ao aplicar, é importante ter cuidado com retoques, para que não fiquem sobressalentes.

Escreva seu comentário como tipo de tintas.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tipos de tintas – textura Ideal na parede, Portas, Acabamento!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: