Scroll Top

Horta e Jardinagem

Tiririca da Chufa – Praga de Horta com Tubérculo Comestível – Fotos e Benefícios para a Saúde

Tiririca da chufa 

Praga que se espalha pelo jardim, horta, calçadas a tiririca é temida por agricultores ou pessoas que cultivam hortas caseiras, pelo fato de que ela se espalha e é muito difícil de acabar com ela, mas, o que poucos sabem é que os tubérculos ou batatas da tiririca são comestíveis, tem um sabor muito bom e são ricos em nutrientes.

Da família das Cyperaceae, a tiririca pode ser do tipo Cyperus esculentus L. que produz chufas e do tipo Cyperus rotundus com batatas ou tubérculos com gosto menos saboroso. Tem diferença dos dois tipos de tiriricas, que embora bem parecidas, tem diferenças que identificam uma e outra.

Tiririca do tipo Cyperus esculentus L.

 Também conhecida por junça, junquinha mansa, ou tiririca comum, com folhas finas e compridas (mas grossas do que a Cyperus rotundus) verde-clara, brilhante e sobre um caule triangular comprido saindo da base da planta (mais grosso do que a Cyperus rotundus) e uma inflorescência com minúsculas flores douradas. Ver foto abaixo.

como-plantar-e-colher-chufas-tiririca-da-chufa

Composição e Nutrientes da tiririca da chufa

Os tubérculos da tiririca Cyperus esculentus L. é a parte usada como remédio caseiro ou comestível, onde é oleoginoso, rico em maltose e amido que pode ser usada crua, em chá ou pó. Os tubérculos da tiririca não têm toxicidade e contêm proteínas, vitaminas C, B¹,E, H e P, minerais como o fósforo, potássio, cálcio, ferro, magnésio, carboidratos, proteínas, ácidos graxos, fibras e gordura.

Benefícios das chufas

Os benefícios do tubérculo da tiririca, as chufas agem no nosso corpo como diurético, estimulante, antioxidante, antibactericida, antiinflamatório, combate febres, melhora a circulação do sangue, é energética, afrodisíaco e seu chá têm ação contra os sintomas da menopausa, já que contém hidrocarboneto cipereno-1, substância que participa da ação do estrogêneo.

benefícios-e-vitaminas-da-tiririca-da-chufaAs chufas nascem abaixo da raiz da tiririca, longe das folhas e podem estar aprofundadas em média 40 cm da terra. A chufa tem sabor de nozes e ajuda emagrecer, a dica é fazer suco, shake, comer in natura ou torrada.

Na Espanha é feita um leite natural com a chufa, chamado orchata, muito saboroso e comum no país. Veja receita de orchata abaixo:

foto-de-tiririca-da-chufa-como-plantar-em-vaso

Orchata de chufas

  • 100 g de chufas
  • 500 ml de água
  • 2 colheres das de sopa cheias de açúcar mascavo
  • 5 gotas de limão
  • 1 pitada de canela em pó

Modo de preparo

Colocar as chufas de molho em água quente e deixar por 2 dias

Escorrer e bater no liquidificador com 1 xícara das de chá de água

Coar bem, acrescentar o restante da água, o açúcar mascavo e a canela em pó, levar gelar e beber em seguida.

Como plantar tiririca da chufa em casa

Colocar em um vaso médio com terra comum sem composto orgânico 2 a 3 chufas e deixar brotar. Colocar o vaso em um lugar ensolarado. Após crescer, florescer, o que leva alguns meses, e começar a secar as folhas é hora de colheras chufas.

Vire o vaso, retire o torrão com os tubérculos, lave bem a raíz e separe as chufas, deixando-as secarem bem. As chufas duram bastante quando secas e ficam mais saborosas.

Tiririca do tipo Cyperus rotundus

Embora bem parecida com a tiririca que produz as chufas, a tiririca do tipo Cyperus rotundus tem o caule, folhas e tamanho menor do que a tiririca do tipo Cyperus esculentus L .

As flores são parecidas, mas têm cores diferentes, a tiririca que dá chufas sua flor é um amarelo dourado (foto1), já a outra (Cyperus rotundus) tem flor amarronzada (Foto 2).

Os tuberculos também são diferentes no sabor, as chufas tem sabor de nozes, já a outra tem sabor de capim. As duas são comestíveis e há quem aposte no preparo de petisco com a batata da tiririca menor, que pode ser assada e temperada a gosto.

Batata da tiririca como enraizador

Outro uso da tiririca do tipo Cyperus rotundus é como enraizador onde os tubérculos são batidos no liquidificador com água e no líquido obtido é colocado estacas de plantas prontas para o plantio. Após 24 horas plantar.

Escreva seu comentário ou dica aqui no Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tiririca da Chufa – Praga de Horta com Tubérculo Comestível – Fotos e Benefícios para a Saúde!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: