Scroll Top

Saúde e Bem Estar

TOC: O que é, Sintomas, Manias, Cuidados, Prevenção, Tratamento Doença

TOC -Transtorno Obsessivo Compulsivo: O que é, Sintomas, Manias, Cuidados, Prevenção da doença.

TOC-transtorno-compulsico-obsessivoNo quadro Dores da Alma do Fantástico de 24/02/2013, o Dr. Drauzio Varela falou sobre TOC, o chamado Transtorno Obsessivo Compulsivo, uma doença psicológica que afeta 3% da população brasileira e que é muito prejudicial para o doente, amigos e familiares. O TOC é um problema psicológico grave, um transtorno mental, do grupo de transtorno de ansiedade com diferentes níveis da doença e sintomas.

Sintomas do TOC

Os sintomas do TOC são alterações de comportamento, que podem estar relacionados  a imitações, compulsões, rituais e repetições; alterações de pensamentos excesso de preocupações, dúvida, ou alterações de emoções como medo, culpa, depressão, aflição e desconforto.

O TOC normalmente é desencadeado por uma obsessão seguida de compulsão. É muito comum uma pessoa com toque ter preocupação exagerada com limpeza, organização, (obsessão) sendo seguida  por lavagem repetidas e longas (compulsão) ou excesso de dúvidas que levam a verificação ou checagem excessiva. Em casos extremos da doença, a pessoa tem dificuldade de manter-se em empregos e em relacionamentos amorsos ou com familiares.

As pessoas com TOC podem ter mania de colecionar objetos, de limpar várias vezes algo, mania de contar coisas ao alcance do olhar, de organizar objetos em posição que ele considera correta, sem mudá-las um milímetro, e muitas outras manias que não são consideradas normais.

Se você tem estes sintomas, ou conhece alguém que sofre deste mal, procure orientações médica para amenizar ou até curar o TOC. Existe tratamento para TOC com medicação que alivia o mal.

Tratamento  do TOC

O tratamento da doença pode ser medicamentoso com antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina ou tratamento não medicamentoso, com terapia cognitivo-comportamental, onde o princípio básico é expor a pessoa à situação que gera ansiedade.

Atenção com os sintomas do TOC:

Quando observar em alguém ou em você mesma, um comportamento compulsivo que se repete a ponto de prejudicar a execução de tarefas cotidianas e de rotina, é sinal de transtorno obsessivo-compulsivo e precisa de tratamento.

Observe nas crianças sinais ou atitudes e certos rituais, fique atento a intensidade e a frequência deles. O limite entre normalidade e TOC é muito tênue. Evite a perpetuação das manias e rituais dos filhos e trabalhe ajudando-os a enfrentar os pensamentos obsessivos e a lidar com a compulsão, aliviando a ansiedade.

Atitudes em relação a rituais do portador da doença pode interferir na dinâmica da família toda. Por isso, é importante estabelecer o diagnóstico correto e encaminhar a pessoa para tratamento.

Evite situações de vergonha, adiando com isso o tratamento da pessoa com TOC. O tratamento deve ser feito o mais cedo possível evitando que a doença fique mais grave.

Escreva aqui no blog Essas e Outras seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • transtorno obsessivo compulsivo dr Drauzio varela
  • doença de toque
  • sintomas de toque
  • si tomas do toc
  • o que mania de toque?
  • o que e toque doença
  • o que e afdoenca do toque

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à TOC: O que é, Sintomas, Manias, Cuidados, Prevenção, Tratamento Doença!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: