Scroll Top

Saúde e Bem Estar

TPM – Pesadelo das Mulheres-Dicas para Driblar- receita anti-TPM

              

             Muitas mulheres sofrem com a tensão pré-mestrual. Estudos feitas pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas, da Unicamp, Chamado “Tensão pré-menstrual: experiências e perspectivas de mulheres no Brasil”, oito em cada dez mulheres sofrem com os efeitos da TPM, em graus diferentes.

             Muitos sintomas indicam a chegada da TPM, desde sintomas físiscos como dor de cabeça(cefaléia), inchaço, dor das mamas, insônia, dor e peso nas pernas e, as vezes, cólicas, como sintomas relacionados ao humor, principalmente a irritabiladade e a depressão. Esse descontrole está relacionado a alterações hormonais, caracteristicos basicamente  pelo aumento da progesterona em relação ao estrogênio, sintomas que podem aumentar ou diminuir, dependendo do momento de vida pelo qual a mulher está passando.

             Seguir uma alimentação saudável e equilibrada, e praticar atividades físicas faz com que o corpo alcance equilibrio, mantendo-se livre dos sintomas e efeitos da TPM. 

             Fontes de vitamina B6, como arroz integral, aveia e salmão, ajudamno controle da irritabilidade, cefaléia e enjoo. Os enriquecidos com proteína de soja diminuem a dor de cabeça, dores nas mamas e inchaço. Os alimentos fortes em cálcio como leite e derivados , vegetais e folhas verdes-escuras ajudam a aliviar as cólicas, a diminuição da irritabilidade e câimbras. Deve-se aumentar a ingestãode água. A dieta deve ser baseada regularmente em alimentos integrais, frutas, peixes, leite e derivados e vegetais verdes-escuros.

              O excesso do sal(sódio) é o principal responsávelpela retenção de líquidos. Esse alto teor de sal pode estar em embutidos como salsicha, linguiça, salame, presunto, conservas, sopas prontas, macarrão instantâneo, devendo ser riscados do cardápio.

              O excesso de açúcar e o excesso de gordura também deve ser evitados.  

             Atividades físicas regulares, especilmente exercícios aeróbicos e massagens como drenagem linfática, eliminan o excesso de líquido e melhoram o humor.

             Suco anti-TPM:  suco  em cálcio, potássio, magnésio, vitaminas C e do complexo B e com apenas 80 calorias, ajuda as mulheres ficarem mais calmas.

              Ingredientes: 1/2 fatia de mamão, 1 colher de chá de raspas de gengiibre, 1/2 fatia de abacaxi, 150ml de suco de laranja.

              Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador e tome nos dias que precedem o período menstrual. 

             Se a TPM for muito intensa deve-se consultar um ginecologista para a ingestão de possíveis medicamentos.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à TPM – Pesadelo das Mulheres-Dicas para Driblar- receita anti-TPM!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: