Lição de casa

Transcrição do DNA: Como Acontece, Resumo, Esquema para Estudo, Tabela

Transcrição do DNA: Como Acontece, Resumo, Esquema para Estudo, Tabela

Um dos temas mais interessantes da Biologia é a Genética. Além de ser de suma importancia para a reprodução dos seres vivos ela pode ser muito simples, embora algumas pessoas pensem que é um bicho de sete cabeças. Se você também acha difícil entender como nossas células se reproduzem vai adorar o resumo sobre Transcrição do DNA que nós preparamos.

Para entender como tudo acontece é essencial ter em mente a estrutura do DNA, formado por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias são constituídas por um açúcar, a desoxirribose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada que pode ser a timina, a adenina, a citosina ou a guanina.

Para que aconteça a transcrição é necessária a formação do RNA mensageiro (RNAm). Esse RNA possui uma enzima chamada polimerase que rompe as ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas separando os dois filamentos do DNA. Após serem separados os dois filamentos deixam suas bases expostas e então entra em ação o RNAm propriamente dito.

O RNA mensageiro se "liga" às bases expostas de um desses filamentos e produz as bases correspondentes. Vale lembrar que diferente do DNA, as bases nitrogenadas do RNA são: adenina, citosina, guanina e uracila (no lugar da timina). Confira o exemplo:

Feito isso os filamentos de DNA se unem novamente como um zíper. Já o RNAm vai para o citoplama onde acontece outra etapa: a tradução do DNA. Mas isso é assunto para outro post.

Mas e você, o que achou do resumo sobre transcrição do DNA ?? Te ajudou a entender como ocorre a Transcrição do DNA ??? Comente. 

Assuntos do Artigo:
  • como ocorre a transcrição do dna
  • transcrição do dna
  • transcricao resumo
  • transcrição do dna resumo
  • transcrição e tradução resumo
  • resumo transcrição e tradução
  • dna resumo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Emily disse:

    Sim pessoal, gostei bastante! Entendi mesmo, muito obrigada. Biologia é muito interessante 🙂

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.