Lição de casa

Transmissão de Calor por Condução, Convecção e Irradiação: Fórmula

transmissão de calorTransmissão de Calor por Condução, Convecção e Irradiação.

O calor é definido pela Física como energia térmica em trânsito entre dois corpos que apresentam temperaturas diferentes. Assim, o calor tende a passar do corpo com maior temperatura para aquele com menor temperatura, buscando-se sempre o equilíbrio térmico entre os corpos. A partir desses conhecimentos se desenvolveu o estudo da Calorimetria e da Transmissão de Calor.

A Transmissão de Calor estuda o fluxo de energia através dos corpos em função do tempo, fluxo esse que pode ocorrer de três maneiras distintas: condução, convecção e irradiação.

  • Transmissão por Condução

É a situação em que o calor se propaga num "condutor" através das partículas do meio que o constitui. Isso é possível porque na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade. Estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, num processo que se repete sucessivamente. Desta forma, o calor é transmitido para todo o corpo sendo necessário um meio material, o que garante que o processo não acontece no vácuo.

O fenômeno pode ser estudado pela equação a seguir:

fluxo-de-calor

  • Transmissão por Convecção

A convecção é um fenômeno no qual o calor se propaga por meio do movimento de massas fluidas de densidades diferentes, ocorrendo somente em líquidos, gases e vapores.

Isso acontece porque a variação de densidade faz com que as moléculas tenham grande mobilidade e se movimentem dentro do sistema. Quando aquecidas elas ficam mais leves e vão para a superfície, acontecendo o inverso quando elas são resfriadas. Esse movimentos faz com que as moléculas se misturem no fluído, permitindo uma melhor transferência da temperatura.

Ela pode ser natural ou forçada, mas é importante ressaltar que nela não há passagem de energia de um corpo para outro, e sim os corpos que mudam de posição. Considerando isso é possível dizer que a convecção na é um processo de transmissão de calor, mas sim um meio pelo qual a temperatura é distribuída num fluido.

  • Transmissão por Irradiação

irradiacao

Diferente dos dois tipos de transferências de calor citados anteriormente, a irradiação não exige a presença de matéria porque acontece por meio de ondas eletromagnéticas. Assim a energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até o outro, através do espaço que os separa, na forma de ondas de luz que não são visíveis a olho nu.

Ela pode ocorrer no vácuo ou na presença de matéria, sendo que existem materiais diatérmicos (que permitem a propagação das ondas de calor através deles) e atérmicos (que não permitem a propagação das ondas de calor através deles).

Quando um corpo é atingido por uma irradiação de calor, parte desse calor é absorvida, outra parte é refletida e uma outra parte é transmitida através do corpo. Esse fenômeno acontece com a energia térmica proveniente do Sol, sem o qual não seria possível a vida na Terra.

Mas e você, o que achou do texto? Ele te ajudou a entender um pouco melhor os processos de transmissão de calor? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • transmissao de calor
  • transmissão de calor por condução
  • formas de transmissão de calor condução convecção e radiação
  • transferência de calor por condução conveccao e irradiacao
  • condução convecção e irradiação
  • transmissão de calor condução convecção e irradiação
  • transmissão de calor por condução convecção e irradiação

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.