Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Tratamento Ortodôntico: Tipos, Causas, Idade Ideal

Tratamento Ortodôntico –  Tipos, Causas, Idade Ideal para usar aparelho ortodôntico.

tratamento-ortodontico-1Tratamento ortodôntico é um tratamento dentário com o objetivo de corrigir o mau posicionamento da arcada dentária ou posicionamento dos dentes e estrutura óssea. O tratamento ortodôntico tem a finalidade de proporcionar um perfeito equilíbrio dento-facial ao paciente.

Dependendo do tipo de problema a ser corrigido, é que será definido o tipo de aparelho ortodôntico a ser usado. O tratamento ortodôntico, além de corrigir a posição dos dentes, poderá auxiliar outras especialidades com resultados positivo.

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre qual é a idade ideal ou correta para se procurar ou usar um aparelho para tratamento ortodôntico. Na verdade não existe idade mínima, mas é recomendado que crianças sejam levadas para consulta inicial a partir do início da dentição de leite, caso tenha-se alguma dúvida a respeito da dentição do bebê.

Para utilizar o aparelho ortodôntico, não existe um limite de idade, podendo ser usado desde que haja recomendação de um dentista especialista após a avaliação.

Tipos de tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico pode ser dividido:

  • Preventivo – É o tratamento ortodôntico feito devido a má-oclusões, ou seja, a má relação entre a maxila e a mandíbula, eliminando hábitos como a sucção de dedos ou colocação anormal de língua entre os dentes.
  • Interceptativo – Atende a má-oclusões mais simples, procurando evitar o surgimento de problemas maiores.
  • Corretivo – Trata má-oclusões existentes e mais graves, com aparelhos mais complexos.
  • Pré-protético – É o tratamento ortodôntico que tem por objetivo movimentar alguns dentes para a colocação de próteses e implantes dentários.
  • Orto-cirúrgico – Tratamento ortodôntico para casos mais graves e severos de má-oclusão, onde se associa ortodontia à Cirurgia nos ossos da face.

Para garantir um bom resulatdo do tratamento ortodôntico, é necessário alguns cuidados como utilizar as contenções conforme a orientação do Ortodontista.

As conteções podem ser removíveis ou fixas, e são aparelhos passivos que buscam manter o resultado do tratamento, evitando a deslocação incorreta dos dentes.

Para iniciar um tratamento ortodôntico  são solicitados exames auxiliares como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias e modelos) para o dentista especialista ter aparatos suficientes para chegar a um diagnóstico e plano de tratamento correto.

Um tratamento ortodôntico pode ter a duração variada, dependendo da gravidade do problema e resposta biológica e colaboração do paciente.

O resultado positivo de um tratamento ortodôntico depende da procura de uma profissional habilitado e da integração entre o dentista ortodôntico o paciente e responsável.

Escreva aqui no blog Essas e Outras seu comentário sobre tratamento ortodôntico. Obrigada pela visita e até mais…

Fonte – Conselho Regional de Odontologia de Sã Paulo.

Para mais informações sobre tratamento ortodôntico acesse o site ortodontia@crosp.org.br

Assuntos do Artigo:
  • tratamento ortodontico recomendado a partir de que idade

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tratamento Ortodôntico: Tipos, Causas, Idade Ideal!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: