Scroll Top

Saúde

Tratamento para Diabetes Tipo 1 com Células Tronco

Tratamento para Diabetes Tipo 1 com Células Tronco

tratamento-para-diabetes-tipo-1-dm1-com-células-tronco-1O Transplante Autólogo de Células Tronco é um tratamento para Diabetes Tipo 1 que vem sendo realizado por um grupo da Unidade de Transplante de Medula Ossea do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Trata-se de um tratamento para Diabetes para pessoas que recém diagnosticaram a doença. Desde o ano de 2003 já foi passado pelo procedimento vinte e cinco delas, onde seis estão livres da insulina há mais de três anos e o restante alcançou a diminuição do uso de insulina diária.

O Transplante Autólogo de Células Tronco Hematopoéticas em pacientes com a Diabetes Tipo 1 ou DM1 atua no sistema imunológico, eliminando os anticorpos que atacam as células do pâncreas e refazendo o sistema imune da pessoa.

Os estudiosos ressaltam que não se trata de cura, mas sim de uma terapia, que apesar de ter riscos, pode melhorar a vida do diabético tipo 1, preservar parte das células betas do pâncreas, melhorar o controle da doença e diminuir os riscos de complicações crônicas.

Confira abaixo como participar da pesquisa e quais são as condições para poder fazer o tratamento para diabetes tipo 1 com células tronco na USP Ribeirão Preto.

tratamento-para-diabetes-tipo-1-dm1-com-células-tronco-

Como participar do tratamento para diabetes tipo 1 

Para poder fazer parte da pesquisa do Transplante Autólogo de Células Tronco Hematopoéticas em pacientes com a Diabetes Tipo 1 é necessário:

  • Ter menos de três meses do diagnóstico da DM1;
  • Ter de 12 a 35 anos de idade;
  • Existir a presença de anti-GAD, (hormônio que acusa o ataque às células beta);

Como é feito o tratamento para diabetes tipo 1

  1. Após dois dias de medicação para estimular a liberação das células hematopoiéticas no sangue é feito a coleta dessas células tronco.E
  2. Em cinco dias de imunossupressão, acontece  a destruição do sistema imune da pessoa, incluindo os anticorpos que provocam o ataque ao prâncreas.
  3. Neste estágio do tratamento, são reinfundidas as células tronco hematopoiéticas, refazendo o sistema imunológico.

Todo o material utilizado no transplante é do próprio paciente.

Desta forma, o que sobrou das células beta do prâncreas do indivíduo com DM1 que não foram destruídas, não sofrerão mais o ataque  do sistema imune.

Todo este tratamento para diabetes tipo 1 tem como um dos coordenadores o Dr. Eduardo Couri.

O resultado do tratamento tem sido satisfatório, pessoas que não tinham mais as células beta ou que o pâncreas voltou a ser atacado pelo sistema imune podem voltar a usar a insulina.

Segundo o Dr Eduardo Couri, em 2008 o tratamento avançou mais um passo, onde é possível fazer o tratamento  para diabetes tipo 1 com a ajuda de um parente ou amigo, sem a necessidade da quimioterapia.

Para saber mais sobre o tratamento para diabetes tipo 1 ou se candidatar para passar pelo procedimento a dica é entrar em contato com o Dr. Eduardo Couri pelo e-mail: ce.couri@yahoo.com.br

Vídeo onde o Dr Couri fala sobre o tratamento contra a diabetes tipo 1

Escreva sobre o Tratamento para Diabetes Tipo 1 com Células Tronco? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tratamento para Diabetes Tipo 1 com Células Tronco!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: