Saúde e Bem Estar

Tratamento, Sintomas e Prevenção das Hepatites Virais

Tratamento, Sintomas e Prevenção das Hepatites Virais  

tratamento-sintomas-prevenção-das-hepatites-virais-São mais de 6 milhões de pessoas acometidas pelas hepatites virais no Brasil, uma doença silenciosa e grave, que apresenta sintomas na maioria dos casos na forma aguda.

Causada por vírus, a doença causa infecção do fígado. Os tipo de hepatites virais mais comum são a hepatite A, B e C.

A hepatite A é transmitida para o ser humano pela água  e alimentos contaminados por fezes humana.

A hepatite B é trasnmitida pelo contato sexual, pelo uso de agulha contaminada, saliva ou sangue. A hepatite tipo B pode ser tornar uma cirrose ou câncer de fígado.

A hepatite C é assintomática, considerada a mais agressiva e é contraida pelo contado do sangue contaminado pela doença, seringas e agulhas, alicates de unha não esterilizados devidamente. O contato sexual ainda está em discusão.

Sintomas das hepatites virais

Embora assintomática muitas vezes, ou parecer uma virose, as hepatites se "mostram" na fase aguda, com sintomas como olhos e pele amarelada, febre, diarreia, vômitos, dor abdominal, desânimo, urina escura e fezes claras.

Prevenção das hepatites virais

A vacina é uma forma de prevenção da hepatite A e B, além ddo saneamento básico, boa higiene dos alimentos e pessoal, beber água fervida, evitar banhos em locais contaminados ou piscinas não tratadas.

No caso da hepatite B, o uso de preservativo nas relações sexuais é fundamental, além de evitar contato com o sangue e secreções de pessoas contaminadas através de objetos.

Faz se necessário o uso de agulhas e seringas descartáveis e de preferência usar seu alicate ao fazer as unhas.

No caso da hepatite C não existe vacina e a prevenção segue a mesma forma da hepatite B.

Médicos, enfermeiros ou pessoas que trabalham na área de saúde devem prevenir-se diariamente contra o contato com pessoas contaminadas, usando luvas, máscaras e óculos de proteção.

Tratamento das hepatites virais

O tratamento das hepatites virais devem ser feito sob orientação médica contínua até a melhora. Em fase aguda da doença, não existe um tratamento específico. 

Normalmente é proibida a ingestão de bebidas alcóolicas, fazer alimentação pré estabelecida pelo médico do caso e o repouso relativo faz-se necessário.

Em alguns casos da hepatite tipo C,  uma terapia pode evitar a evolução para o hepatite crônica. No caso de hepatite B e C é feito um tratamento com antivirais de 6 a 12 meses para a tipo C e tratamento até resultados favoráveis da doença do tipo B.

A melhor forma de descobrir sobre as hepatites A, B e C e com exame de sangue. A biópsia de fígado pode ser necessária no caso da hepatite B ou C.

É preciso ficar atento com relação as vacinas contra hepatite e no caso de dúvidas, procurar orientação médica e fazer exame de sangue.

?Escreva seu comentário sobre a matéria das hepatites virais.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.