Scroll Top

Tecnologia

Trens e Metrôs Sem Maquinistas, que se autoconduzem – Confira

 

 

……….Em 1910, sob as ruas de Munique foi inaugurada a primeira linha de trens sem maquinista. Apesar de não transportar passageiros, pois era um trem correio, a novidade foi saudada como o arauto de uma iminente revolução no transporte ferroviário. Após todos esses anos e apesar da tecnologia disponível, circuitos fechados de televisão para controle dos passageiros e micro-processadores capazes de executar todas as tarefas de uma tripulação humana num trem convecional, pouco se progrediu no mundo essa tecnologia. Poucas linhas de transporte de passageiros em todo o mundo dispôem de trens automáticos, e só uma pequena parte deles não tem tripulantes. Geralmente há sempre um assistente a bordo para controlar as entradas e as saídas, dar a partida e solucionar emergências.

………..Qual a explicação de um sistema tão moderno e econômico em relação a pessoas tenha tido tão pouco sucesso? Pesquisas mostram que passageiros têm resistência em andar em trens sem maquinistas por temerem que não seja seguro.  Desde que o sistema foi implantado em Lille, na França, em 1983, todas as pessoas apontam índices de segurança iguais, ou maiores aos dos trens com maquinistas. Assim que o sistema detecta um objeto na linha, os freios de emergência são acionados muito mais depressa do que pelo mais atento dos maquinistas.

……….Inaugurado em 1987, o metrô de Docklands, em Londres, percorre 12 km sem maquinista, embora haja funcionários a bordo para controlar as paradas nas estações.

……….Temos em São Paulo hoje a recém inaugurada  Via quatro, linha amarela da Companhia Metropolitana de São Paulo, em que o trem faz o percurso sem maquinista. É um trem sem condutor, que funciona com um sistema computadorizado, no sistema driverless, operadas a partir do centro de controle operacional, por meio de ondas de rádio.

……….O transporte sem maquinista já se tornou muito natural entre os passageiros aqui em São paulo. Num futuro próximo esse percurso será bem maior e se tornará muito comum.

…….

Você já andou no metrô sem maquinista?? O que você achou??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • trem que anda sem maquinista

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Trens e Metrôs Sem Maquinistas, que se autoconduzem – Confira!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: