Scroll Top

Horta e Jardinagem

Trepadeiras com Flores – Tipos, Dicas como Cuidar e Fotos

Quem não se encanta com uma bela trepadeira florida? Elas decoram, embelezam, humanizam, perfumam e dão charme ao ambiente. Uma mais bela do que a outra, as trepadeiras complementam a decoração de um lugar e se bem cuidadas vivem floridas e viçosas. Ganhar de presente uma dipladenia inspirou esta matéria e descobrir que o mundo das trepadeiras com flores é imenso, aumentou o interesse por elas.

As trepadeiras com flores podem ter grande variedades de tipos, florescência e cores. Muito usadas no paisagismo, elas podem ser plantadas em vasos, chão ou jardineiras e ser entrelaçadas em pergolados, carramanchão, em treliças de ferro, de madeira, de plástico ou de bambu. Podem ser usadas ainda para vedar cercas, decorar entradas de casas e paredes. Escolher uma delas é uma tarefa difícil, já que  as espécies de trepadeiras com flores são imensas. Separamos para você alguns dos tipos de trepaderiras com flores e como cultivá-las.

Tipos de trepadeiras com flores

Dipladenia

dipladenia-trepadeiras-com-floresVamos começar pela dipladenia, trepadeira com folhas verde escuras e brilhantes e flores trompete que podem ser rosadas, brancas ou vermelhas. A dipladenia pode ser plantada em vasos, trepadeiras ou no chão, a planta pode chegar a três metros de altura e estar florida na maior parte do ano em lugares de clima quente.

Para se ter uma boa floração da dipladenia a dica é adubar mensalmente com adubo rico em fósforo, além do solo fértil e rico em compostagem orgânica. A planta requer boa drenagem, evitando a terra encharcada, portanto ela gosta de pouca água.

A produção pode ser feita por sementes ou estáquia. Após o primeiro desenvolvimento da planta já é possível ter floração. É bom lembrar que o leite que sai da planta ao ferí-la é tóxico, devendo ter cuidados com crianças e animais.

Flor de cera

flor-de-cera-trepadeiras-com-flores--LInda e delicada, a flor de cera é uma trepadeira com flores com formato de estrelas, que se juntam num buquê pendente levemnente perfumado com colaração branco a rosado de tons variados. Planta que adapta bem na meia sombra, sem sol direto em horários de sol quente, podendo queimar a planta. 

A rega deve ser espaçada, de uma a duas vezes na semana, evitando deixar a planta encharcada. A flor de cera floresce na primavera e o replantio é feito  por estaquia ou alporquia.

Esta linda planta pode ser usada para decorar jardins subindo cercas, ou envolta em árvores, etc.

glicinia-trepadeira-com-floresGlicinia

Linda e grandiosa trepadeira com flores, a glicinia pode ser monumental ou um bonsai, se domada e podada corretamente. De cor arroxeada, brancas ou rosadas os cachos pendentes da glicinia são lindos e cheios de charme, como vemos neste caminho romântico ao lado.

Plantadas por estacas ou sementes, a glicinia precisa de sol direto para florir, ter boa drenagem e boa rega e vai bem em vasos ou no chão. A poda deve ser feita em abril e maio para determinar o formato da planta.

Allamanda

allamanda-trepadeiras-com-floresA Allamanda é uma planta trepadeira com flores de espécies variadas. Ela pode ser Allamanda Cathartica, a amarela da foto ou a Hendersonii, a Schottii, a Nobilis e a Grandiflora.

Ela gosta de sol pleno para florescer o ano todo e com maior quantidade na primavera ao outono. A reprodução deve ser feita por estaquias ou sementes, em solo fértil, arenoso, com boa drenagem e adubação anual. As regas em dias quentes devem ser de uma a duas vezes na semana e em dias frios e secos deve ser de sete a quinze dias, evitando que a planta fique encharcada.

A poda deve ser feita para retirada de galhos secos ou para diminuir seu tamanho. A Allamanda é tóxica, devendo ter cuidado com animais e crianças.

Podemos encontrar outras espécies de trepadeiras com flores lindas e diferentes, como a pepevine, tumbérgia, iponeias, lágrima de Cristo, a primavera, a bignónia, o jade vermelho, o brinco de princesa, as rosas trepadeiras entre outras lindas plantas decorativas.

Escreva seu comentário sobre as trepadeiras com flores.

Assuntos do Artigo:
  • flor de cera
  • flores trepadeiras
  • flor trepadeira
  • trepadeira com flores vermelhas
  • trepadeiras
  • plantas trepadeiras com flor
  • todas as especies de trepadeira

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Trepadeiras com Flores – Tipos, Dicas como Cuidar e Fotos!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: