Scroll Top

Notícias

Três Mulheres São as Ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011 – Fotos


 

………..A liberiana Leymah Gbowee foi uma das três homenageadas com o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira dia 07/10/2011.

……….Fundadora de um movimento pacífico que contribuiu com o término da segunda guerra civil do país  africano em 2003. Leymanh foi a responsável pela iniciativa em que as mulheres se negaram a fazer sexo com seus maridos até o fim do combate.

.

Foto G1.

 

……….Chamada de ” guerreira da paz” pelo comitê Nobel e militante que ajudou Ellen Johnson Sirleaf, uma outra das três premiadas desta sexta-feira, que chegou a presidência do país democraticamente no ano de 2006.

……….A “greve de sexo”, lançada em 2002 persistiu até que os liberianos cessassem os combates, o que obrigou Charles Taylor, ex-chefe de guerra convertido em presidente, a associá-las às negociações de paz.

.………“Leymah Gbowee mobilizou e organizou as mulheres além das linhas de divisão étnica e religiosa para pôr fim a uma longa guerra na Libéria e garantir a participação das mulheres nas eleições”, disse Thorbjoern Jagland, presidente do comitê do Nobel.

.

Foto G1.

 

……….Ellen Johson Sirleaf, presidente da Libéria desde 2006, foi uma das três ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011. A presidente Ellen é a primeira mulher a comandar uma nação africana, com o desafio de unir seu país no pós-guerra e de restaurar a confiança em suas instituições.

 

Foto G1.

 

……….Tawakkul Karman, uma ativista iemenita, também foi uma das premiadas com o Prêmio Nobel da Paz de 2011, e disse que o prêmio é uma vitória para todos os ativistas pró-democracia do Iêmen.

……….Tawakkul, uma das figuras dos protestos populares no Iêmen contra o regime do presidente Ali Abdullah Saleh, no poder há 33 anos diz estar “muito feliz”. Disse também que todos os iemenitas estão felizes com o prêmio e que a luta por um Iêmen “moderno e democrático” vai continuar até que todos os direitos sejam conquistados.

……….“Trata-se de uma honra para todos os árabes, muçulmanos e mulheres. Eu dedico este prêmio a todos os ativistas da Primavera Árabe”, disse ao canal Al-Arabiya.

……….No momento atual, ela está acampada na Praça Tahrir, na capital Sanaa, em protesto contra o governo.

……….“Não esperava receber este prêmio e nem sequer sabia que minha candidatura havia sido apresentada”, disse Tawakkul, mulher ativista em um país pobre e conservador no qual as mulheres não cumprem um papel político de primeiro plano.

……....Deixe aqui seu comentário sobre as ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Três Mulheres São as Ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011 – Fotos!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: