Saúde e Bem Estar

Trigo de Tumminia – Benefícios e Nutrientes do Trigo do Pão Preto da Sicília

Trigo de Tumminia – Benefícios e Nutrientes

Tumminia, trimminia ou timminia, como pode ser chamado o trigo siciliano que foi cultivado por gregos e romanos antigamente, foi esquecido por um tempo, voltou com força total na Sicília, e vem ganhando o mundo devagar, já sendo ingrediente de massa de pizza e pães no Brasil.

Indicado para pessoas com intolerância ao glúten, o trigo de tumminia é cultivado no Sul da Itália, resistente a seca, é um alimento saudável, um trigo integral moído na pedra conservando  o aroma, fibras, germen e demais nutrientes, muito usado na dieta mediterrânea, uma dieta saudável e rejuvenescedora.

grão-do-trigo-de-tumminia-nutrientes-e-benefícios-Rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, o trigo tumminia com que é feito o pão preto de Castelvetrano (Foto abaixo) é uma tradição siciliana que tem como principais benefícios para a saúde ajudar na digestão, com glúten menos tóxico, é indicado para celíacos, além de ajudar a melhorar o trânsito intestinal, combater o colesterol alto e agir na saúde do coração.

foto-do-pão-feito-com-grão-do-trigo-de-tumminiaO grão da Sicília fornece um trigo duro integral com baixo teor de glúten, muito saudável com que é feito o pão escuro muito bom da Sicília com sal marinho da região e fermentação natural. Livre das adições químicas das farinhas de trigo modernas, o trigo italiano de tumminia tem ainda uma substância conhecida como lignina, que melhora o sistema imunológico, previne nosso corpo de doenças como o câncer e protege ainda o coração humano. A farinha escura da Silícia é rica ainda em polifenóis, antioxidantes, flavonóides e caroteno, substâncias essenciais para a longevidade, bem estar e mais saúde.

Um dos segredos da longevidade e saúde das pessoas que seguem a dieta mediterrânea é o trigo tumminia, que apesar de ser encontrado como ingrediente de receitas em restaurantes famosos pela gastronomia em São Paulo, pode quem sabe um dia ser ingrediente de nossas receitas também. Pessoas que viajam com frequência à Italia ou tem familiares na região podem usufruir da farinha poderosa mais vezes.

Comente as informações sobre o trigo de tumminia.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.