Notícias

Tsunami ou Maremoto – Ondas Destrutivas – Efeito dos Tremores de Terra

Tsunami ou Maremoto, veja tudo sobre ondas destrutivas e os efeitos dos Tremores de Terra.

 Nome (em japonês) Tsunami ou Maremoto (em latim)  é um dos mais destruidores efeitos colaterais dos terremotos, ou tremores de terra.Os tsunamis ou maremotos são ondas gigantes causadas por movimentos e pertubações no fundo do oceano.

A profundidade do mar aberto chega a 3.600m. Um tsunami pode elevar um metro apenas, com a respectiva crista estendendo-se por 950 km. No mar os barcos mal se dão conta quando atravessam essas ondas formadas pelo tsunami.

Um tsunami porém pode avançar à velocidade de 800 km por hora e quando atingem as águas litorâneas pouco profundas tornam-se destruidoras. A frente da onda acalma à medida que se aproxima de uma praia ou de um banco de areia, mas a parte de trás da onda ainda se desloca com grande velocidade. Toda a massa da água se acumula, criando uma onda ainda mais alta, que se abate com força destruidora sobre a costa.

Tsunami ou Maremoto

Em 1737 o cabo Lopatka, na Sibéria foi atingido por uma das ondas mais altas provocadas por um terremoto. As pedras de um rochedo no local deixou uma marca de 64m acima do nível do mar.

Um tsunami abateu-se sobre Sanriku, no Japão em 1896, afogando 27.120 pessoas. Os tsunamis resultantes do grande terremoto de 1964 no Alasca causaram prejuízos e mortes em Crescent City, na Califórnia, a 2500 km do epicentro. Um tsunami resultante da Erupção do Vulcão Cracatoa matou 36.000 pessoas em 1883, na ilhas de Java e  em Sumatra. Em 1998, o mundo ficou chocado com as imagens terríveis transmitidas de Papua Nova Guiné, após três ondas seguidas de 10 m de altura que se abateram sobre a costa daquele país. Calcula-se que perto de 8.000 pessoas morreram; um tubarão foi encontrado na mata devido a violência do cataclisma.

Em 1868, um terremoto perto da Costa do Chile causou uma série de ondas gigantes que entraram monstruosamente no porto de Arica. As ondas varreram um navio norte-americano 5 km ao longo da costa e 3 km terra adentro. A tripulação viu-se encostada em um rochedo. Uma marca deixada no rochedo deixa claro que a onda elevou o barco 14 m acima do solo.

 Em 29 de março de 2006 um grande terremoto causou um devastador tsunami na Indonésia, destruindo a Ilha de Java.

 Em 12 de março 2011 um grande terremoto causou uma onda gigante destruindo a região costeira do Japão. A monstruosa onda atigiu 10 metros de altura, percorrendo 10 km de terra. Calcula-se entre mortos e desaparecidos 28.000 pessoas. Foi o maior terremoto a atingir o Japão e o 5º maior do mundo.

Gostou da matéria sobre Tsunami ou Maremoto? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • maremoto
  • os efeitos de um tsunami
  • tsunami ou maremoto

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Maiara disse:

    Nossa Jesus está voltando mesmo.A cada dia tudo que esta escrito
    está a contecendo um dia o mar iria tomar conta do que é seu
    e que o Homem tomou dele então é isso esses tsunamis terremotos
    é um grande sinal da volta de Jesus é fim Deus está muito triste com todos
    pq não estamos louvando falando do amor dele para as pessoas
    muitos não estão sendo Fieis.Muitos vão ser pegados de surpresa até mesmo a propria
    igreja.Que deus possa ter misericordia das nossas vidas.Ter piedade senhor livrais-nos de todo mau e meu irmão vamos buscar ao senhor…Por que ele é esta as Portas
    Amém

  2. eduardo disse:

    a naturesa não se defende ela se vinga

  3. welva disse:

    o mundo esta a se acabar,meu Deus so tu para nos ajudar,senhor venha ate nos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.