Lição de casa

Tudo sobre a Osmose: Transporte do Solvente pela Membrana, Resumo

.Tudo sobre a Osmose: Transporte do Solvente pela Membrana, Resumo

.Provavelmente você já conhece a Difusão Simples, a Difusão Facilitada e agora esta tentando entender melhor como funciona a Osmose. A grande diferença entre a Difusão e a Osmose é que na primeira o que passa pela membrana é o soluto, enquanto na segunda o material transportado é o solvente.

A Osmose também acontece nos dois sentidos, só que ao invés de passar do meio mais concentrado para o menos concentrado, o material é transportado do lado menos concentrado para o hipertônico. Isso porque a finalidade é tornar os dois meios isotônicos.

Assim como a difusão facilitada, a osmose acontece em alguns animais com a ajuda de proteínas transportadoras. Essas proteínas levam o nome de aquaporinas. Assim, o sentido da osmose é definido pela concentração das soluções no meio intra e extracelular.

.Um exemplo que deixa tudo isso bem claro é o das hemácias. As células do sangue foram colocadas em três meios diferentes: o primeiro isotônico (mesma concentração que o interior da célula) , o segundo hipotônico (menor concentração) e o terceiro hipertônico (maior concentração).

No primeiro não houve entrada nem saída de solvente na célula. No segundo o solvente atravessou a membrana que  houvesse equilíbrio e a hemácia ficou inchada, possidendo até mesmo romper a membrana. Já no terceiro houve saída de água da célula para o meio mais concentrado. Consequentemente a hemácia murchou.

.Seres que vivem imersos em água, geralmente estão num meio com a mesma concentração que a de suas células. Ainda assim em alguns casos, por alterações diversas, o ambiente se torna hipotônico ou hipertônico. Isso representaria uma grande ameaça à vida deles se não fosse uma organela: o vacúolo contrátil.

O vacúolo muito comum em protozoários, controla a entrada e a saída de solvente das suas células para que haja um equilíbrio osmótico. O mesmo processo acontece com as células das plantas, mas elas têm o que chamamos de vacúolo de suco celular.

Mas e você, entendeu como acontece a Osmose??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre osmose

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.