Scroll Top

Lição de casa

Tudo sobre Alta Idade Média: Surgimento do Feudalismo as suas Causas

 

 

               A Idade Média é um dos períodos históricos mais estudados e conhecidos. Embora por muitos anos tenha sido considerada a “Idade das Trevas”, a época foi marcada por fatos e acontecimentos que nos ajudam a entender o mundo em que vivemos hoje.

               Por ser considerado um longo espaço de tempo da história (séc. V a séc. XVI) a Idade Média é comumente dividida em Alta Baixa. Neste post falaremos um pouco sobre a Alta Idade Média, periodo conhecido pela queda do Império Romano e o surgimento do Feudalismo.

 

 

                 Como o nome já diz, a Alta Idade Média foi um período de transição da era Clássica muito importante para a caracterização do que nós conhecemos por era medieval. A decadência do Império Romano foi o primeiro passo para essa transição, já que abriu espaço para que os bárbaros.

               Área que antes pertenciam aos romanos passaram a ser ocupadas pelos germânicos, o que gerou uma fusão entre as duas culturas e alterou o sistema comunitário primitivo do segundo. A sociedade se tornou mais hierarquizada onde a nobreza era sustentada pelos servos e escravos. Surgiam indícios do sistema que tomaria a Europa nos próximos séculos.

 

 

               Dessa forma foram criados reinos bárbaros que constribuiram para a descentralização do poder em todo o continente. Dentre esses reinos os mais importantes foram: Reino dos vândalos, reino dos francos e reinos dos anglo-saxões.

               A dinastia Carolíngia foi talvez a que mais tornou possível o surgimento do Feudalismo. As medidas tomadas pelo soberano Carlos Magno na tentativa de legitimar o seu poder acabaram por miná-lo fortalecendo os nobres e principalmente a Igreja Católica. Dentre essas medidas estavam: divisão do território em condados, doação de terras aos vassalos nobres e criação de uma forte aliança com a igreja que acabou por fortalecê-la.  

 

Os castelos e fortificações tomaram conta de uma Europa insegura

 

               Em uma atmosfera como essa onde o soberano já não tinha tanto domínio sobre o povo e as constantes invasões de vikings geravam uma insegurança geral, a solução foi dividir o poder para que ele pudesse ser mantido. Territórios menores podiam ser defendidos com mais eficiência e a agricultura tomava o lugar de principal atividade econômica do Estado por conta da Ruralização iniciada ainda no fim do Império Romano. 

               A necessidade que os camponeses pobres sentiam de proteção os forçava a abrir mão de boa parte de seus direitos para se tornar o vassalo de um senhor feudal. Num feudo a busca principal era por uma agricultura de subsistência e um bom exército capaz de se defender dos invasores.

              

 

               Gostou do post??? Ajudou você a entender um pouco melhor a Alta Idade Média??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • surgimento do feudalismo
  • o surgimento do feudalismo
  • tudo sobre a idade media
  • alta idade media resumo
  • tudo sobre a alta idade media
  • tudo sobre idade media
  • Tudo Sobre Feudalismo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Tudo sobre Alta Idade Média: Surgimento do Feudalismo as suas Causas!

3 Comentários

  1. ester disse:

    muito bom me ajudou a fazer meu slide

  2. gabryella disse:

    nossa me ajudou bastante o meu professor falou que estou de parabéns

  3. Gabriella santos disse:

    muito bom me ajudou e muito!!!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: