.

santa sofia basilica Tudo sobre Arte Bizantina: Mosaicos, Pinturas, Cultura e Arquitetura

.

……………Como pudemos ver no post sobre o Império Bizantino, a região Oriental do antigo Império Romano se desenvolveu bastante ao longo da Idade Média e sua queda marcou o início da Idade Moderna. Com a capital em Bizâncio e depois Constantinopla, o Império Bizantino foi marcado pelo encontro de culturas, o que tornou sua arte bastante característica.

……………A região sofreu fortes influências da Grécia e de Roma. No início a arte tinha como objetivo exaltar o Imperador mostrando-o como representante de Deus na terra. Dessa forma ela legitimava o seu poder e mantinha o Estado centralizado, uma característica do Império Bizantino.

.

pintura bizantina Tudo sobre Arte Bizantina: Mosaicos, Pinturas, Cultura e Arquitetura

.

……………Por ter esse caráter a arte era regrada. Uma série de convensões era impostas aos artistas que não tinham muita liberdade de expressão. Todos os gestos, posições, expressões e símbolos eram impostos. Por isso as autoridades sempre apareciam de frente demonstrando respeito.

……………Outra característica da arte bizantina eram os mosaicos. Como eles não tinham um amplo conhecimento em perspectiva, as imagens não tinham noção de profundidade. Ainda assim os trabalhos eram sempre muito bem elaborados e demonstravam toda a técnica dos bizantinos.

.

mosaico bizantino Tudo sobre Arte Bizantina: Mosaicos, Pinturas, Cultura e Arquitetura

.

……………Os mosaicos ornamentavam as igrejas e representavam cenas bíblicas. Assim eles enfeitavam e ajudavam os fiéis, boa parte analfabetos, a conhecerem a vida de Jesus Cristo.

…………..As pinturas tinham uma técnica conhecida como encáustica onde a superfície a ser pintada era revestida com uma camada de tinta dourada antes de receber a imagem. Isso tornava o trabalho mais sofisticado. Com as obras de Justiniano, as imagens realçavam o luxo das construções e das riquezas.

.

basilica santa sofia Tudo sobre Arte Bizantina: Mosaicos, Pinturas, Cultura e Arquitetura

.

……………Por fim podemos resumir a arte bizantina como: mosaicos, pinturas majestosas, muito dourado, prédios espaçosos e cores intensas. Para se ter um exemplo é só dar uma olhada na basílica de Santa Sofia, grande marco do Império Bizantino.

……………O que você achou das informações??? Comente.

Etiquetas

  • arte bizantina resumo
  • Arte Bizantina Pintura
  • arte bizantina mosaico
  • pintura bizantina
  • arte bizantina
  • arte bizantina e mosaico
  • religiao da cultura bizantina deixada
  • Principal característica da pintura na arte bizantina