Notícias Tecnologia

Tudo Sobre Bloqueio de Celulares Piratas pela Anatel no Brasil em 2014

Tudo Sobre Bloqueio de Celulares Piratas pela Anatel no Brasil em 2014 – Celulares não-homologados.

celulares-xing-lings-proibidosA Anatel está tomando as devidas providências para que o uso de celulares pirata no Brasil seja evitado. A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, enviou no dia 16 de janeiro de 2013, um ofício às operadoras Vivo, TIM e Oi, onde cobra o bloqueamento de celulares não-homologados no prazo de até um ano. O celulares piratas, de fabricantes que não operam no Brasil, os conhecidos como xing-lings, não funcionarão mais aqui, por falta de certificação.

A determinação da Anatel, está baseada na construção de um sistema de identificação e bloqueação de celulares não-homologados a partir de 2014. Qualquer celular, Smartphones xing-lings deixarão de funcionar a partir de 2014 no Brasil.

A Anatel utilizará uma solução tecnológica para evitar o uso de aparelhos celulares não certificados, com EMEI (International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou fraudado de alguma forma nas redes do SMP. O IMEI é o número de identificação existente em cada um dos telefones móveis (celulares). Neste número de identificação, contém um código chamado TAC, representando o modelo do aparelho celular.

Os aparelhos celulares piratas, usam o EMEIs clonados, enganando as operadoras, o que será evitado com o novo regulamento. A atitude da Anatel em relação à celulares não-homologados terá que ser complementado através de programas de conscientização da população sobre os riscos que correrão ao comprarem celular pirata.

Outro problema que erá sentido com a ativação do novo regulamento da Anatel em relação a celulares pirata, é em relação a aparelhos celulares importados, como os aparelhos dos fabricantes HTC e Asus. Estes celulares importados, serão considerados ilegal se não forem homologados pela Anatel, se conterem EMEI não autorizado pela agência de telefonia Anatel.

Está medida da Anatel, tende também a atingir aparelhos celulares roubados, evitando fraudes e diminuir furtos de celulares, tão comum hoje no Brasil.

Hoje, o banco de dados da portabilidade numérica de celulares é gerenciada pela ABR telecom, que após a nova regulamentação será responsável pelo gerenciamento do sistema comum para identificação dos celulares não-homologados.

Toda essa  movimentação contra celulares piratas ou xing-lings da Anatel, está fundamentada no artigo 77 do regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP): “As prestadoras devem dispor de meios para identificar a existência de fraudes na prestação do SMP, em especial aquelas consistentes na utilização de Estação Móvel sem a regular Ativação utilizando Código de Acesso associado a outra Estação Móvel”.

São muitas as opiniões a respeito da nova regulamentação da Anatel. Uns apoiam a atitude da agência de telefonia, porém pedem preço justo, e bom atendimento por parte das operadoras de telefonia. Outros não acreditam no movimento e torcem para que descubram um novo meio de burlar a regulamentação da Anatel.

O que vai acontecer com os eventos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas com os milhares de telefones celulares de fora no Brasil?

O que você acha do novo regulamento da Anatel contra celulares piratas previsto para 2014?

Comente aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.