Beleza

Calvície: Causa,Tudo sobre Tratamento, Alimentação correta, Implante

Tudo sobre as causas da calvície – como evitar a careca, causas e tratamento.

tratamento-calvicieMuitas são as causas da calvície. O medo que os homens tem de ficar careca é enorme. Qualquer sinal de queda de cabelo ou uma entradinha maior na testa deixa os homens apavorados. Apesar da careca não ser somente masculina, a maior incidência está nos homens.

O que fazer para evitar a calvície? Calvície é genética, herdamos a calvície de quem, do pai ou da mãe?A alimentação influencia na queda de cabelos?

Fizemos uma pesquisa com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas sobre a calvície. São muitos os fatores que provocam a calvície. A calvície pode ser genética, alterações da tireoide, gravidez, falta de nutrientes na alimentação e doenças autoimunes.

Como saber se estou ficando careca? É comum cair em média 100 fios de cabelos ao dia. Se o seu cabelo está caindo mais do que 100 fios por dias, fique atento, pode ser sinal de calvície, má alimentação ou alguma doença.

A calvície, chamada tecnicamente como alopécia androgênica pode ser causada por pessoas com predisposição genética, portanto a calvície é sim hereditária e pode ser herdada do pai ou da mãe. Mais comum nos homens, a calvície masculina é uma manifestação fisiológica decorrente da testosterona (hormônio masculino).

O processo da calvície inicia quando os folículos pilosos, onde nascem até quatro fios, são estimulados pela testosterona. Ao atingir o couro cabeludo de pessoas com tendência genética, o hormônio masculino sofre a ação de uma enzima (a 5-alfa-redutase) e é transformado em DHT (diidrotestosterona).

O hormônio DHT age dentro dos folículos, desencadeando a morte das células que produzem os fios. Os folículos começam, então, a se fechar e diminuem a produção progressivamente. Os fios das laterais e detrás da cabeça quase não caem porque os folículos dessas regiões não produzem a 5-alfa-redutase.

Para saber se você está ficando careca, observe o número de fios de cabelos que caem, passe as mãos na frente dos cabelos e atrás e verifique se o cabelo frontal estão ficando mais finos ou olhe foto antiga e atual e veja se as entradas já existiam ou se estão começando agora ou aumentando.

Caso seu problema seja a calvície, o melhor é iniciar o tratamento médico o quanto antes. Não espere que os fios caiam todos e você fique calvo, porque aí não terá mais a recuperação da produção dos fios, devido a morte dos folículos capilares. Após a calvície instalada, somente o transplante dará resultados, e mesmo assim, o implante só poderá ser feito por quem tem fios fortes e densos. Existem também novidades agora como alguns tipos de maquiagem, que disfarçam a calvície.Outras causas da queda dos cabelos podem ser disfunções hormonais e má alimentação ou perda de peso acima de 10 kilos.

Nas mulheres, a queda de cabelos pode ser em função do disturbios da tireóide, devendo ser investigda. A má alimentação causa queda de cabelos, o ideal é buscar informações com uma nutricionista e fazer uma dieta balanceada com os nutrientes necessário para o bom funcionamento do nosso organismo.
 No caso de calvície, o medicamento finasterida é o mais indicado e importante para interromper a queda de cabelo. A finasterida bloqueia a ação da 5-alfa-redutase, impedindo a evolução da calvície. A finasterida é mais indicado para os homens por ser uma droga teratogênica. O remédio só é recomendado para mulheres na menopausa, laqueadas ou que não têm mais o útero. Não deve ser usado por mulheres grávidas pois altera a formação do feto.

Confira abaixo outras alternativas de tratamento contra a calvície e queda de cabelos do:

  • Laser: o laser de baixa potência, melhora a irrigação do folículo e nutre os fios. Quanto maior a vasodilatação, mais sangue há no folículo.
  • Implante: é uma opção para quem ainda tem os fios atrás da cabeça . O cabelo de trás da cabeça são retirado e implantados fio a fio no folículo da área calva. Fica mais natural em pessoas pouco carecas. Quem recorre à cirurgia deve continuar a fazer tratamento para evitar a queda dos fios restantes.
  • Loção capilar: tem ação de vasodilatador e faz crescer os cabelos. O remédio é aplicado diretamente no local da falha. Os médicos costumam alertar os pacientes a lavar as mãos após a aplicação, pois o produto faz crescer pelos onde entrar em contato com a pele, como rosto e braços.

Os shampoos fitoterápicos antiqueda não ajudam no tratamento da calvície. Eles só são indicados para queda de cabelo decorrente de outros fatores.

Escreva seu comentário ou dúvida aqui no blog Essas e Outras.

Fonte – programa Bem-Estar.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.