Curiosidades

Tudo sobre Dálits: Sistema de Castas da Índia, Intocáveis e Funções

.Tudo sobre Dálits, Veja como funciona o Sistema de Castas da Índia, Intocáveis e Funções.

.Com certeza você já ouviu a respeito da cultura indiana. Repleto de dogmas e tradições, o povo da Índia possui muitos costumes que muitas vezes são interpretados por nós do Ocidente com certa estranheza e muita gente mal consegue acreditar que seja verdade.

Sistemas de castas na Índia

Um bom exemplo disso são as Castas. Apesar de não existir apenas na Índia, mas também no Nepal e em outros países de religião Hindu, é lá que ele tem o maior número de adeptos. O sistema do hinduísmo defende que o corpo do deus Brahma ou Purusa foi dividido em várias partes.

Os seus membros deram origem às quatro castas principais: A sua boca ou cabeça tornou-se o brahmana ou Brâmanes, os seus braços se transformaram no ksatrya ou Xátrias, as suas coxas em vaisya ou Vaixás e dos pés nasceu o sudra ou Sudras. Existiu porém, um grupo que ficou de fora dessa divisão por ser considerado "a poeira sob os pés", os párias ou Dálits.

.Os Dálits não foram originados do corpo de Brahma e por isso não pertencem à casta alguma. Também chamados de Intocáveis, eles são considerados impuros e por isso ninguém ousa tocá-los e eles realizam as tarefas mais desprezíveis. Coveiros e recolhedores de resíduos, os Dálits chegaram a ser chamados de Harijan, "filhos de Deus" por Mahatma Gandhi.

.Esse grupo é formado por aqueles que violam o sistema de castas. Por serem hereditárias e engógamas, as castas passam de pais para filhos e só permitem casamentos entre pessoas do mesmo grupo. Apesar de não ser aprovado pela Constituição Indiana, o sistema ainda é mantido com força em alguns países.

.Como vivem os intocáveis ou Dálits

Por serem considerados impuros, os Dálits só executam tarefas consideradas indignas pelo resto da população. Além de terem que estar em contato constante com os mais variados tipos de coisas nojentas, eles têm que cuidar dos mortos, sejam eles pessoas ou animais.

.Os Dálits também não podem ser tocados por pessoa de outras castas e nem siquer pisar na sombra de algum deles. Por se tratar de uma tradição muito forte, os intocáveis não contam com qualquer interveção e são totalmente excluídos e discriminados.

Resignados, eles só podem usar as roupas que encontram nos mortos e todos seus objetos são quebrados e deteriorados. Eles são proibidos de entrarem em templos ou lugares públicos onde estiverem indivíduos de outras castas. Nem mesmo a água eles podem compartilhar com as outras pessoas.

.Mas e você, o que acha desse sistema de castas e dos Dálits??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • brâmanes xátrias vaixás sudras
  • quem eram os Bramas e os xatrias no sistema de Castas?
  • sistema de castas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. Wiliane disse:

    Acho isso uma injustiça e não se trata de cultura e sim inferiorização de pessoas.

  2. Iris disse:

    concordo com vc wiliane nao se pode fazer isso com as pessoas elas sao igual a gente de carne e osso como a gente muita injustiça.

  3. gambett disse:

    por se tratar de uma cultura ,. voltada pra iluminaçao,. quem somos nos para julgarmos uns aos outros ,..somos erroneos,.. e isso nao foge a ti enem a min,.. isso é um condicionamento mental,.. q faz -opressao -julgamento.

  4. Fernanda disse:

    Bem, é cultura do país, aí no caso se refere a parte hindu. Bem como há a parte muçulmana, como em provincias/países menores, como Kerala, por exemplo. Onde se diferencia o tratamento das pessoas e as castas não existem.

    Eles tem um modo de ver as coisas diferenciado. 

    Não vou dizer que não é errado, porque sim, é completamente fora do humanismo, é uma visão deturpada, e desumana. Mas não posso julgar o país por que sua cultura vai contra meus principios culturais.

    Eu por exemplo sou mulçulmana. Apesar de ser brasileira tenho um modo de pensar e uma cultura um pouco diferente dos demais… meu noivo é da Argelia… Ele é mais diferente ainda que nós aqui no Brasil! Somo um país rico em cultura apesar da desigualdade. 

    E, se formos analizar, no Brasil também há casos de desigualdades sociais que chegam a ser parecidos com os Dalits… já pararam para analisar os moradores de rua?

    A nossa unica diferença, é que ainda há pessoas de bom coração que os ajudam… Mas também ha aqueles que se quer na calçada onde há uma pessoa dormindo pisa.

    Deus sabe de todas as coisas. E se está assim, perante os olhos de Deus, um motivo tem.

     

  5. kkarina disse:

    A ONU vive interferindo nos assustos de outros países, só a Onu tem força pra mudar tal realidade, deviria se fazer uma lei rígida através da Onu para mudar isso, queria ver quem ia ter peito para desrespeita uma ordem direta, vindo de tal.

  6. cere disse:

    Claro q tudo isso vem de certa forma desde  o princípio ensinado pelos conhecidos vedas ou védicos, Essa nação se iniciou através desses entre aspas,sábios a quase 5.000 anos atrás.

    É uma nação q a cada dia surge um deus,é de um tremendo absurdo a falta de conhecimento desses povos,tudo ali vira deus.

    Só pra se ter uma ideia, a cultura dos vedas &nbsp. No Rig-Veda (10.63.1),que  Manu(NOÉ) é o primeiro dos reis e videntes. Ele e sua família foram sobreviventes do Dilúvio Mundial, como mencionado no Shatapatha Brahmana (1.8.1). Assim eles entendem q após o Dilúvio, um novo começo para a raça humana veio de Manu(NOÉ) e que  toda a humanidade descende dele.Até aqui tudo certo.

    A impressão q se tem é q esses tais vedas vieram de um povo,cuja descendência são filhos daqueles que foram espalhados quando  DEUS colocou um ponto final na torre de Babel  onde a liderança era feita por um rei chamado Ninrod.,lembram se?

    Esse Ninrod era filho de Cuxe que era filho de Cão ou Cam filho de Manu ou Noé.

    Porque a dedução? Pesquisem sobre Ninrod&nbsp

    Mas voltando a falar sobre os vedas,estes relatam nos antigos rolos ou livros antigos da Índia sobre Noé e todos os acontecimentos mas não mencionam com clareza o  DEUS deste.

    Porque?  

    Porque seus ascendentes já vieram caídos da região de Cinear e trazendo consigo seus costumes e crendices em deuses,magias ocultismos,crenças em reencarnações,consulta a espíritos de mortos e etc. Mudaram a trindade do DEUS transformando sua gloria em animais répteis e toda sorte que dogma q se pode ver.

     

    Sim todos nós temos problemas sociais,mas ainda estamos no céu em comparação a ÍNDIA

    Ainda socorremos nossos mendigos porque estes são criaturas de DEUS, isto não acontece na Índia.Porque será?

    Porque ao se desviarem do DEUS dos céus que ama suas criaturas,criaram para si deuses que vão a vossa frente e que ditam suas regras 

    se é q assim que  eles acreditam e tem alimentado isso a milhares de anos fazendo sofrer também a milhares desses longos anos esses pobres  infelizes chamados os intocáveis Dálits.

    Mas saibam de uma coisa amados Dálits,vocês são muito importante ao DEUS dos céus.

    Porque ele não tem vindo ao vosso encontro para vos socorrer?

    Porque não o tem clamado de alma,mas faça prova disso e o busquem com toda força  do coração e verão.a resposta imediata.

    E ai daquele que cruzar o caminho DELE quando ouvir os vossos clamores.

    Grite pelo seu NOME e ele ouvirá tanto a pobre como os abastados.

    Invoque o em nome de JESUS, porque este deu sua VIDA por vossa vida.

    Agora se desejarem continuar como pó a sofrer,ele respeitará vossas escolhas pois ele não interfere na vontade alheia,é uma pena!!

     

    .

  7. cere disse:

    Não queremos forçar uma cultura milenar,mas mostrar lhe que acima dos deuses existem um DEUS que os amam de verdade.e q não lhes pedirá nada além se deixarem fazer conhecido.

    SIM!!! Nele há poder de se ímpor se nescessário para se fazer conhecido,MAS não atua dessa forma porque nela há Atributos especiais.

    Outro aspecto da conexão entre essas várias regiões e a cultura védica é explicado na literatura védica. No Rig-Veda (10.63.1), Manu(NOÉ) é o primeiro dos reis e videntes. Ele e sua família foram sobreviventes do dilúvio mundial, como mencionado no Shatapatha Brahmana (1.8.1). Assim, um novo começo para a raça humana veio de Manu(NOÉ) e toda a humanidade descende dele.

    Fazendo uma observação até aqui vemos alguma semelhança,porém vemos um detalhe importante, os vedas não esclarecem  nos escritos antigos a verdadeira estoria tal como quem era o  DEUS de MANU(NOÉ) Eles fazem uma grande confusão quando, não sabemos se é devido o grande espaço de tempo ou anos talvez. Sabemos que Manu(Noé) adorava o DEUS do céu que aparente mente possa até ter a ver com o Trimúrti (em sânscrito: Trimurti, lit. "três formas") não como eles mostram nas figuras que vemos,criados por eles  (védicos.

    De acordo com outras grandes religiões, os relatos registrado no Rig-Veda (10.63.1), está em conformidade,os fatos do grande Dilúvio,como também o fato de 8 almas serem salvas, já que os vedas não confirmam isto.

    Na tradição  mitológica védica diz: Então Manu lhe perguntou quem era ele, e o peixe revelou ser Vi??u, contando então que ia ocorrer uma grande inundação da Terra, e instruiu Manu para coletar sementes, plantas medicinais e animais, para salvá-los em um barco. 

    Os védicos mudaram a estoria real em algo criativo,porém fantasioso.

    Se voltarmos na estoria veremos que 120 anos depois do dilúvio um dos filhos de Noé gerou a Cuxe que foi pai de um grande rei,seu nome NINROD.

    Este já tinha deixado de andar nos caminhos do Criador,fazendo um grande povo também se rebelar contra o MESMO.

    Construíram várias pirâmides porém  NINROD foi mais ousadu.  Era toda terra num só idioma (isso os vedas não menciona)vemos que  aqui há sentido das mais variadas formas de línguas e idiomas.Se a civilização deu inicio a partir da Índia como dizem alguns teólogos indianos ,então explicam os idiomas.

    Na estoria das grandes religiões está registrado que DEUS desceu para ver os amotinados e reagiu mudando os idiomas, parando a construção e esparramando os povos.Daí entendemos que os povos esparramados tomaram rumos ignorados vindo muitos deles trazendo consigo as crendices que adotaram ainda nos tempos de NINROD. Se entende pois que os ascendentes dos VEDAS poderá ser parte desses povos que foram banidos com seus idiomas talvez já mudados por DEUS de manu(Noé) Essa pode ser a verdadeira estoria que eles(vedas) mudaram a quase 5.000.

    Vemos que a ÍNDIA verdadeira não é aquela que os cartões postais ou rede globo mostra. A realidade desse  povo que sofre é outra. Seus deuses cada vez mais recebendo sacrifícios e nada fazem por mudar a realidade desse povo fascinante. Acada dia aparece um deus diferente nesse lugar.

    Esses povos precisam da ajuda imediata do verdadeiro DEUS de Manu(NOÉ)pois ELE os criou portanto os amam.

    Os védicos mudaram a estoria real em algo criativo,porém fantasioso.

    Se voltármos na estoria veremos que 120 anos depois do dilúvio um dos filhos de Noé gerou acuxe que foi pai de um grande rei,seu nome NINROD

  8. aglaislany santos campos disse:

    Esse povo necessita urgetimente é de Jesus cristo pra sair desta escuridão,ser liberto deste sitesma do diabo.

  9. mayara disse:

    No meu ponto de vista muito trsite, infelizmente faz parte da cultura indiana e ainda existe indianos que seguem seus costumes ao "pé da letra", mas esse paradigma deveria ao menos modificar, porque os intocaveis tambem são gente, tem sentimentos e sonhos e não é assim que se constroi uma sociedade digna.

  10. Jordana disse:

    Olá! Preciso saber o nome do autor e o ano em que foi publicado esse artigo, para poder usar em uma pesquisa acadêmica. Obrigada.

  11. marcio de souza disse:

    Aqui não está muito diferente, o povo tem sido tratado como "DÁLITS" Só não vê quem não quer, Xátrias "GOVERNANTES " ditam as regras e pronto .ACORDA BRASIL!!!

  12. marcio de souza disse:

    MATÉRIA MUITO BOA ,GOSTEI DE MAIS .

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.