Informação

Tudo sobre Fantoches: O que são, História, Tipos, Fotos e muito mais

Tudo sobre Fantoches: O que são, História, Tipos, Fotos e muito mais

tudo-sobre-fantoches-fofosTudo sobre Fantoches – O que são, História, origem, Tipos, Fotos e muito mais. Veja tudo sobre fantoches e comente.

Embora não seja tão conhecido e utilizado hoje o Fantoche é um tipo de marionete de marcou toda uma época e hoje é considerado um traço da cultura mundial.

Também conhecido como Marioneta de Luva  o Fantoche é animado por uma pessoa que coloca sua mão dentro do boneco e dessa forma produz os seus movimentos. Geralmente o dedo indicador sustenta a cabeça do fantoche enquanto que o polegar e o anular fazem a vez dos braços.

.

 

 

 

 

tudo-sobre-fantoche-foto-bonecoFantoche da Bruno Kids – http://www.brunokids.com.br

A origem dos fantoches está relacionado as marionetes, que desde a idade média fazia parte da encenação das histórias da Bíblia. Na China, Egito Antigo, Grécia e Roma, as marionetes eram comuns e deram então origem aos fantoches e dedoches. Acreditava-se que tudo tinha alma e que a peça teatral tinha poderes mágico e era sagrado.

Hoje, mundialmente conhecido o fantoche recebe muitos nomes dependendo do país. Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Rússia e Inglaterra são exemplos de regiões onde ele foi bem difundido.

tudo-sobre-fantoches-de-tecido

No Brasil as marionetas de luva também são bastante populares. No nordeste por exemplo ele costuma ser chamado de mamulengo. Aqui sua data é comemorada em 9 de maio, o Dia do Fantoche.

1x1.trans Tudo sobre Fantoches: O que são, História, Tipos, Fotos e muito mais

Algo que ajudou na disseminação dos fantoches no Brasil foram os programas de televisão que frequentemente usam deste tipo de arte para dar vida a seus personagens. Shows infantis e e programas também usam desse artifício. Um bom exemplo é o Louro José do programa “Mais Você” ou o Ratinho do “Programa doRatinho”.

Parece difícil fazer fantoches, mas se você tiver criatividade e gosta de fazer trabalhos manuais, vai conseguir fazer um facilmente. Veja abaixo um vídeo que encontramos na internet que explica direitinho como fazer fantoche.

Confira o aposentado Rivadávia Medeiros, famoso por sua barraca de bonecos no Largo da Ordem, ensina a arte de montar marionetes no endereço: http://www.gazetadopovo.com.br/videos/veja-como-fazer-um-fantoche/ (Copie e cole o endereço no Google para ver).

Veja também fantoches dicas e vídeos de como fazer.

Como fazer dedoches.

O que você achou da matéria tudo sobre fantoches do nosso site??? Comente, estamos atualizando diariamente nosso site com informações variadas, cinfira visitando-nos.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer fantoches
  • tipos de fantoches
  • como fazer um fantoche
  • como fazer fantoche
  • historia dos fantoches
  • tudo sobre fantoches
  • o que e fantoche

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. Cristiane disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber se você vende fantoches, o preço e os modelos?

    No aguardo,
    Cristiane

  2. Bruno disse:

    Olá!
    Gostei da materia, bem informativa sobre fantoches.
    Se puder, colocque no fantoche da foto do velinho a referencia ao nosso site http://www.brunokids.com.br para quem ler o post saber onde adquiri-lo ok?
    Desde ja agradeco e mais uma vez parabenizo pela iniciativa.
    Bruno Soares

    • Graci disse:

      Olá Bruno,

      Muito obrigada pelo comentário!
      A referencia já foi colocada logo após a imagem!
      Parabéns pelo seu trabalho!

      Att. Graci

  3. josefino disse:

    E MASSA MEU IRMOO ESE BAGUIO DE FATOXE ..
    O CARA VIAGA .. TEN OS MAÇA NO COKE TANBEN.
    MEI IRMOO E IRRADO DOIDU. :O

  4. Natalia disse:

    Nossa Obg Graci Tudo bem explicado,me ajudou no trabalho de Artes Graças a Vc !Obg Amoor

  5. karol disse:

    adorei ajudo bastante

  6. joão pedro disse:

    olá, gostaria de saber se vcs tem o fantoche do louro josé para vender

  7. Ceci Souza disse:

    Achei muito útil! Eu estava fazendo o meu trabalho de artes para a escola sobre os fantoches e esse foi o primeiro site que eu acessei, e realmente me ajudou! <3 só acho que faltou sobre a origem dos fantoches, no entanto, também procurei em um outro site e lá também não tinha… estou falando algo nada a haver? Se sim, so sorry, mas eu gostei! Muito útil!

    • Graci disse:

      Olá Ceci

      Grata pela dica, os fantoches vieram das marionetes e eram consideradas seres com alma na idade média. Tudo começou na China, Egito Antigo, Grécia e Roma.

      Volte sempre.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.