Educação Musical

Tudo sobre Franz Liszt: Biografia do Pianista Compositor, Fotos, Obras

.

.

……………Um dos nomes mais conhecidos do Romantismo na Música é sem sombra de dúvidas Liszt. Famoso pelas obras lindas e muito técnicas, o compositor é até hoje um dos mais tocados do mundo.

……………Franz Liszt nasceu em Raiding, na Hungria. Filho de um oficial da corte ele estudou piano com ninguém menos do que Carl Czerny. Ao mudar para Viena ele passou a estudar composição com o rival de Mozart, Antonio Salieri.

……………No ambiente em que vivia Liszt era muito estimulado musicalmente. Desde muito jovem ele já se apresentava na presença de grandes nomes como Beethoven que chegou até a dar lhe um beijo na testa após se agradar com uma de suas performances.

.

.

……………A partir de 1823, Liszt começou a ganhar fama com suas interpretações. Apresentava-se para reis e membros da corte e fez amizade com músicos como Chopin e Berlioz. Mesmo com a morte de seu pai por febre tifoide, já era considerado um pianista e compositor visionário.

……………Durante um tempo Franz pensou em se tornar padre, mas acabou se apaixonando por uma mulher e durante muitos anos de sua vida essa dúvida permaneceu assolando-o. Enquanto isso o jovem galante era influenciado por mestres como Chopin e Paganini e se tornava um dos compositores mais promissores de sua época.

……………No ano de 1834 Liszt acabou se envolvendo com a condessa Marie d’Agoult e os dois passaram a viver juntos em Genebra. Na foto abaixo podemos ver uma típica reunião de gênios da música onde aparecem Liszt, Chopin, a condessa entre outros:

.

.

……………Durante esse tempo Franz Liszt continuou se apresentando e viajando. Ele voltou a sua terra natal, participou de inúmeros concertos e sua ausência acabou abalando a relação com Marie. O casal se separou em 1944 e desde então o compositor teve muitos casos o que lhe rendeu a fama de mulherengo.

……………Três anos depois ele foi convencido a se fixar em Weimar onde seria maestro e compositor. Lá ele permaneceu até que seu caso com a princesa Carolyne Sayn-Wittgenstein de Kiev, que era casada, fez com que se demitisse do posto e saísse de Weimar.

……………Depois de sua saída ele passou a viajar pelas cidades de Roma, Budapeste entre outras. Ele não parou de compor e ganhava cada vez mais prestígio. Chegou a escrever músicas religiosas divididas em três volumes.

.

.

……………Franz Liszt morreu na casa de Wagner, em Bayreuth, dia 31 de julho de 1886. Deixou um acervo de mais de 400 obras e hoje é considerado o maior pianista do século 19.

……………Estão entre suas principais obras: Sonata em Si Menor; Sinfonia Fausto; Sinfonia Dante; Concerto para Piano n.º 1e Concerto para Piano n.º 2.

……………Mas e você, o que acha do compositor??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • franz liszt biografia
  • imagens de smurfs que se mexem

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. talita disse:

    obrigado pq me ajudou bastante

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.