Alimentação

Tudo sobre Glúten e Doença Celíaca – Sintomas, Tratamento e Causas

 

 

               Embora muitos alimentos contenham a inscrição “contém glúten” ou “não contém glúten” poucas pessoas sabem de fato o que é Glúten e quais os riscos que ele oferece à saúde.

               O Glúten é uma proteína grande formada por duas menores chamadas glutenina e gliadina.  Por estar junto com o amido ela está presente em cereais como trigo, aveia, cevada e seus derivados.

               Sua função varia bastante e ele pode ser usado para aumentar pães, dar mais sabor a pratos vegetarianos e pode ser usado como fonte de proteína.

               Algumas pessoas sofrem com a Doença Celíaca que faz com que elas sofram reações químicas ao consumirem Glúten que acabam danificando seu estômago. Para quem não possui o mal, o alimento não oferece risco algum e pode ser consumido normalmente.

 

                Quem é diagnosticado com a Doença Celíaca está terminantemente proibido de consumir qualquer alimento que contenha glúten. Se ele insistir em manter a dieta antiga corre o risco de ter o intestino delgado danificado e em casos mais extremos pode até morrer. Isso porque seu corpo libera substâncias como a citosina que pode atrofiar o órgão.
 
               Existem alguns sintomas que podem ajudar na hora de detectar a doença. Os principais são:
 
  • Diarréia crônica;
  • Déficit de crescimento;
  • Aftas frequentes;
  • Esterilidade;
  • Atraso menstrual;
  • Anemia causada pela dificuldade do organismo em absorver o ferro dos alimentos;

 

 

               Embora não exista cura para a Doença Celíaca há como tratá-la para que ela não se agrave. Os médicos costumam indicar uma dieta sem glúten.

               Vale lembrar que é de suma importância procurar ajuda profissional e não tomar qualquer medida antes de ter certeza do diagnóstico.

               Gostou do post??? Ele tirou suas dúvidas??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre gluten
  • tudo sobre o gluten

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.