Livros e Literatura

Tudo sobre Literatura de Cordel: História, Principais Escritores, Foto

.Confira aqui no blog Essas e Outras tudo sobre Literatura de Cordel. Veja a História da Literatura de Cordel, Principais Escritores e Fotos.

No Brasil felizmente nós contamos com uma Literatura rica da qual podemos ter orgulho. Se não bastassem as tradições indígenas e aquelas que herdamos dos europeus, nós ainda contamos com traços muito carecterísticos da cultura nordestina, dentre eles a Literatura de Cordel.

Literatura de Cordel

O nome vem da palavra cordel que é uma corda ou barbante. Para quem não sabe os cordéis são livretos que trazem poemas e histórias rimadas e são vendidos em feiras populares, presos por barbantes (daí o nome). Inicialmente as histórias eram contadas pelo povo através da tradição oral até que se tornaram folhetos.

.O costume de estender os cordéis em espécies de varais veio de Portugal, onde também nasceu o hábito de vender os livretos para aumentar os rendimentos dos autores. Os folhetos eram comercializados por vendedores viajantes que transportavam eles nos fios.

Com a vinda dos portugueses ao Brasil esse costume se disseminou e acabou ganhando mais espaço no nordeste, por isso é conhecida como um traço da cultura nordestina. Hoje ela é tão respeitado que ganhou até mesmo uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel, situada na cidade do Rio de Janeiro.

.Características dos cordéis

As características dos cordéis são: pequenos livretos com poucas páginas e histórias contadas em rimas. As iluestrações podem ser feitas através da xilogravura (técnica que consiste em "carimbar" o papel usando um molde de madeira)e geralmente não levam cores diferenciadas, apenas o preto.

Um meio muito usado por escritores e vendedores de cordéis para atrair o público é a de se reunir em rodas e contar histórias para que as pessoas que estão em volta. Quando chegam a um ponto crucial da história eles simplesmente param de contar e a curiosidade do público só é satisfeita quando eles compram o cordel.

.Estão entre os principais escritores da Literatura de Cordel: João Martins de Ataíde, Leandro Gomes de Barros  e Cuíca de Santo Amaro.

Mas e você, o que acha da literatura de cordel??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre cordel
  • tudo sobre literatura de cordel
  • caracteristicas da literatura de cordel
  • caracteristicas do cordel
  • quais sao as caracteristicas da literatura de cordel
  • literatura de cordel
  • principais caracteristicas da literatura de cordel

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. olivia disse:

    ai amewi beijos isso e lindo amo literatura de cordel

  2. Dandara disse:

    È mais ou menos porque é uma literatura não muito conhecida por isso não faz muito a minha mais é bem interessante de aprendeer assim para quem gosta né é claro mais mesmo assim é mais ou menos otimo texto bem explicativo meus parabêns pelo blog a é não me esquecendo me ajudou muito no meu trabalho de artes da escola meus parabêns continue ajudando as pessoas mais e mais com seu blog e seus assuntos interessante de apreender parabêns.

  3. laura disse:

    eu gostei deste site foi muito bom tirei bastante informações

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.