Scroll Top

Lição de casa

Tudo sobre Mitose, Etapas: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase e mais

 Tudo sobre Mitose e  Etapas: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

Foto: Ciência à mão – 3B Scientific

Como o prometido neste post falaremos um pouco sobre um dos tipos de divisão celular: a Mitose. Para quem não sabe a mitose ocorre para que haja crescimento de um organismo ou a reposição de suas perdas. Pensemos em nossa pele. Nela as células mortas são constantemente substituídas graças à divisão das células da camada basal. Isso é mitose!

A Mitose pode ser definida como o tipo de divisão celular em que as novas células conhecidas como "células-filhas" têm exatamente o mesmo número de cromossomos da célula inicial ou "célula-mãe".  Pode acontecer tanto em células diplóides quanto em haplóides. Confira a imagem exemplificando:

 A Interfase é o período em que a célula reune condições para riginar células-filhas. Pode ser dividida em três fases: G1, S e G2. Durante o G1 e o G2 há intensa alteração na célula e entre esses dois períodos acontece a fase S onde é feita a duplicação do DNA. Também é duplicado o centro celular, que ganha aspecto estrelado, e os centríolos. No fim  do G2 a célula já está pronta para ser dividida e tem início a Mitose.

 A mitose tem duas etapas sucessivas: a cariocinese (divisão do núcleo) e a citocinese (divisão do citoplasma). Confira cada fase das duas etapas:

Cariocinese:

 * Prófase: Fase em que ocorre a condensação ou espiraliazção dos cromossomos. Eles se tornam mais curtos e espessos. O nuclúolo desaparece, há o deslocamento das fibras de áster que se tornam fibra polares e por último ocorre o desaparecimento da carioteca.

* Metáfase: Os cromossomos se unem as fibras polares e são deslocados até o equador da célula (região mediana). É formada a placa equatorial e os cromossomos assumem sua condensação máxima.

* Anáfase: Nessa fase há a separação das cromátides-irmãs que dão origem aos cromossomos-irmãos. Esses cromossomos são transportados pelas fibras de fuso até os polos da célula. Vale lembrar que o material genético de um pólo será exatamente igual ao material genético do outro.

 * Telófase: Essa é a última fase da cariocinese. Nela acontece a reorganização do nucléolo, formação de nova carioteca e desespiralização dos cromossomos. Ao final dessa etapa o novo núcleo terá o mesmo patrimônio genético do núcleo inicial e seu aspecto será semelhante ao núcleo no período interfásico.

Citocinese:

A citocinese centrípeta é a divisão do citoplasma que geralmente tem início na anáfase quando podemos perceber um estrangulamento na região central da célula. Esse tipo de divisão do citoplasma ocorre nas células animais e no final do processo ela está totalmente dividida em duas idênticas.

 Já a citocinese centrífuga é aquela que acontece nas células vegetais onde há um revestimento resistênte, a parede celular. Recebe este nome porque acontece de dentro para fora com o auxílio de uma lamela que cresce no centro da célula. Essa lamela recebe o nome de fragmoplasto e divide a célula em duas com o mesmo material genético.

 Gostou do post? Tirou as suas dúvidas? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • profase
  • profase metafase anafase telofase
  • tudo sobre mitose
  • etapas da mitose
  • profase metafase anafase e telofase
  • esquema da mitose
  • fases da mitose

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tudo sobre Mitose, Etapas: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase e mais!