camaleao Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor

 

              O Camaleão (leão da terra) é um dos animais mais curiosos da natureza. Pertencente a família Chamaeleonidae, existem mais de 80 espécies de camaleões, especialmente em países da África, em Portugal e na Espanha. Acredita-se que a família tenha se separado da Agamidae a mais de 100 milhões de anos atrás.  

               Um camaleão pode chegar aos 60 centímetros de comprimento, tem cauda preênsil e patas bastante fortes. Sua língua pode chegar a pouco menos de 1 metro e tem uma ponta grudenta para que ele possa capturar insetos como moscas e mariposas. O camaleão, embora se movimente com lentidão, pode estender a longa língua a uma velocidade impressionante. Também fazem parte de sua alimentação o protáctil, o gafanhoto, o besouro e a joaninha.  

 

         cor camaleao Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor     camaleao 5 Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor

 

               Os olhos dos camaleõs podem se mover independentemente para qualquer direção. Embora pareça estranho isso auxilia o réptil na hora de capturar sua presa. Eles são recobertos por uma grande pálpebra que deixa apenas a íris e a pupila à mostra.

              Os camalões são animais de hábitos diúrnos. Na hora de conseguir o seu almoço ele fica parado esperando que alguma presa passe perto, aí sim ele ataca. Quando está em cativeiro um camaleão adulto se alimenta de frutas. São animais solitários e que demonstram agressividade até mesmo com fêmeas fora do período de acasalamento.    

 

camaleao pele Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor

 

               A principal característica do camaleão é a mudança de cor. Ela ajuda na camuflagem, mesmo não sendo algo comum e também durante lutas. Isso se dá por conta das células especializadas que ele possui em 2 camadas externas da pele. São as camadas chamadas Cromatóforas (camada superior) e Grabóforas (abaixo da Cromatóforas). São essas células as responsáveis pelas relocação de pigmentos e da cor de luz refletida, ou seja, pela cor da pele do camaleão.

 

               E então, o que você achou das informações??? Comente.

Etiquetas

  • tudo sobre camaleão
  • tudo sobre o camaleão
  • tipos de camaleao
  • camaleão caracteristicas
  • camaleão alimentação
  • tudo sobre camaleoes
  • alimentação do camaleão
  • tudo sobre os camaleoes