Império Bizantino – resumo da religião, política e economia Bizantina - Tudo sobre o Império Bizantino.

construcao imperio bizantino  Império Bizantino: Resumo da Economia, Política, Religião, Tudo Sobre

.O Império Bizantino nasceu em um momento de crise do potente Império Romano e acabou ganhando espaço e durabilidade. Muito estudado até o dia de hoje ele é tema de pesquisas e trabalhos escolares. Pensando nisso nós preparamos um post com um breve resumo sobre o tema:

.O Império Romano não andava muito bem quando o imperador Teodósio resolveu dividi-lo entre seus dois filhos, Arcádio e Honório. Arcádio ficou com o Império Romano do Oriente e seu irmão com a parte do Ocidente. Inicialmente a capital da parte oriental recebia o nome de Bizâncio, daí o nome Império Bizantino.

imperio bizantino 2  Império Bizantino: Resumo da Economia, Política, Religião, Tudo Sobre

.Diferente do Império Romano Ocidental, que sofria com o mal resultado da ruralização e das invasões bárbaras, o Império Bizantino pode aproveitar a boa localização geográfica para se desenvolver urbanamente e se tornar um importante centro comercial. Anos mais tarde antiga Bizâncio recebeu o nome de Constantinopla.

.Outra característica do Império Bizantino era a centralização do poder nas mãos do imperador. Justiniano, o soberano que mais se destacou conquistou boa parte das terras do vizinho Ocidental que estavam sob o poder dos bárbaros. Seu projeto de expansão territorial fez com que montasse um potente exército e dominasse inúmeras regiões.

justiniano 2  Império Bizantino: Resumo da Economia, Política, Religião, Tudo Sobre

A economia do império era baseada na atividade comercial praticada por terra ou mar. Por conta da urbanização também tinham espaço os produtos manufaturados fabricados por grupos de grêmio e corporações. Havia ainda latufundiários que recebiam suas terras por herança ou retribuição. O trabalho na terra era realizado por camponeses ou escravos.

Quanto a religião bizantina, inicialmente ela era a mesma do Império Romano. A Igreja exercia papel de legitimação do poder do rei que por sua vez trabalhava para que a doutrina fosse mantida. A autoridade máxima religiosa era o Papa e as construções eram parecidas.

igreja santa sophia  Império Bizantino: Resumo da Economia, Política, Religião, Tudo SobreIgreja de Santa Sophia

.Com o Cisma do Oriente provocado pelo confronto de interesses entre os dois lados a Igreja Bizantina passou a se chamar Igreja Ortodoxa. Houveram muitas mudanças dentre elas a Iconoclastia onde foram retirados ídolos e imagens da igreja que se tornou mais espiritualizada.

.Após uma série de revoltas motivadas pelos altos impostos cobrados pelo império e os dízimos cobrados pela igreja, o reino Bizantino começou a se enfraquecer. O aumento das grandes propriedades e a descentralização do poder ajudaram nesse processo que acabou de vez com o Império Bizantino em 1453 com a invasão de Constantinopla pelos turcos otomanos.

O que você achou das informações sobre o Império Bizantino? Foram úteis?

Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais…