Scroll Top

Animais

Tudo Sobre o Peixe-Mandarim: Alimentação, Habitat, Reprodução e Fotos

.

Foto: Luc Viatour

.

…………….O Synchiropus splendidus ou peixe-mandarim é um animal de água salgada que mede entre 6 e 10 centímetros. Da ordem dos Perciformes, ele é adaptado ao clima tropical que não possui escamas e tem uma pele extremamente grossa. Conhecido pela exuberância, ele é muito conhecido por ser usado em aquários como peixe de estimação.

…………….Para se proteger de seus predadores, a espécie vive em fendas de recifes de coral, o que justifica sua pele grossa que o protege das pontas agudas dos corais. Sua alimentação é composta por animais marinhos que vivem próximos aos recifes e em alguns casos algas e flocos.

.

.

…………….O peixe-mandarim ainda pode viver em regiões mais rasas que são protegidas, como por exemplo as pequenas baías. Com cores fortes e brilhantes, ele costuma ser usado para enfeitar aquários, masa espécie é considerada bem tímida. O nome vem justamente de seus desenhos, parecidos com os usados pelos mandarins da China.

…………….Apesar da bela aparência o peixe possui uma carne de sabor desagradável. A liberação de um muco vicoso faz com que seu cheiro e gosto sejam horríveis. Esse é o seu principal mecanismo de defesa no mar.

.

Foto: Luc Viatour

.

…………….Sua visão é muito boa, uma das melhores dentre os peixes. Os olhos salientes e sem pálpebras tornam esse sentido bem desenvolvido, enxergando até menos cores do ambiente. Os machos são maiores do que as fêmeas, com extensões nas nadadeiras. Diante do perigo, o peixe-mandarim eriça os longos espinhos das costas fazendo-o parecer maior do que realmente é.

…………….A espécie de peixe que é mais comum no Oceano Pacífico, embora também possa ser encontrado no Oceano Índico e no Caribe não tem boa convivência com indivíduos de outras espécies. Quando em cativeiro ele tem uma reprodução difícil e até mesmo para se alimentar necessita que ambiente esteja nas condições ideais. A temperattura da água mais indicada é de 25 °C e a acidez de aproximadamente 8.

.

.

…………….O ritual de acasalamento é o seguinte: macho levanta sua nadadeira dorsal e nada em volta de sua companheira.  Aproximando-se dela, ele agarra sua nadadeira peitoral com a boca. Os dois ficam nadando ligados até alcançarem a superfície, onde soltam-se e expelem o esperma e os óvulos.

…………….Os ovos são cuidados pelos pais até eclodirem, quando começam a se alimentar de zooplâncton e fitoplâncton. Só quando atingem tamanho, passam a se alimentar de outros seres.

…………….O que você achou do peixe-mandarim??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • peixe MANDARIM
  • peixe mandarim preço
  • mandarim peixe
  • peixe mandarin
  • peixe mandarim reprodução
  • peixe mandarim oq eles comem
  • como criar peixe mandarim

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tudo Sobre o Peixe-Mandarim: Alimentação, Habitat, Reprodução e Fotos!


1 Comentário

  1. steffany braatz de campos disse:

    gostaria de saber sobre que animais são os predadores do peixe mandarim?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: