Programa Grande Carajás – O que é Programa Grande Carajás, benefícios e prejuízos.

mineral Tudo sobre o Programa Grande Carajás: Prejuízos e Benefícios, Resumo

Com certeza você já ouviu falar no “Programa Grande Carajás“. O PGC, como é conhecido, foi implantado no ano de 1980 numa das mais ricas áreas minerais do mundo. Com o intuito da exploração mineral num território cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, e engloba terras do sudeste do Pará, norte de Tocantins e sudoeste do Maranhão.

.O projeto foi criado pela Companhia Vale do Rio Doce, empresa estatal brasileira que na época tinha Eliezer Batista como presidente. Tudo começou quando um geólogo da United States Steel descobriu a reserva mineral de Carajás, no ano de 1962.

carajas programa Tudo sobre o Programa Grande Carajás: Prejuízos e Benefícios, Resumo

O interesse pela propriedade da reserva gerou muita briga entre a Vale e a U.S. Steel, até que a empresa americana desistiu do projeto e a empresa brasileira usou o argumento de que a maior reserva polimetálica do mundo tinha que ficar sob o poder nacional.

.Alguns anos depois foi constituída a Amazônia Mineração S.A., companhia que associava empresas estrangeiras com a Vale. Entre as empresas internacionais estava a U. S. Steel, que nos anos 70 deixou o poder total nas mãos da Vale novamente em troca de uma alta indenização.

carajas mapa Tudo sobre o Programa Grande Carajás: Prejuízos e Benefícios, Resumo

.Foi assim que surgiu o Programa Grande Carajás com a exploração da região rica em ferro de alto teor, ouro, estanho, bauxita, manganês, níquel e cobre e minérios raros. Para se ter uma ideia do tamanho da reserva,  sua vida útil é estimada em cerca de 500 anos.

.Assim o programa foi regulamentado pelos Decreto-lei nº 1.813, de 24 de novembro de 1950[1] e Decreto do Poder Executivo n° 85.387 de 24 de novembro de 1980. Houve ainda a criação de um conselho interministerial para supervisionar o PGC.

Depois que o projeto tinha sido regulamentado, chegou a hora de se preocupar com outra coisa: infra-estrutura para a implantação de algo deste tamanho. Rodovias tiveram que ser construídas e os rios passaram a ser utilizados para abastecer as Usina Hidrelétricas de Tucuruí entre outras.

vale rio Tudo sobre o Programa Grande Carajás: Prejuízos e Benefícios, Resumo

.Do ponto de vista estrutural, a criação do programa foi muito importante. Foram construídas ferrovias, grandes portos e indústrias. Houve também a geração de empregos e o desenvolvimento econômico, principalmente com o aumento do preço do minério de ferro a partir de 2004.

.Agora nem tudo foi benéfico. Do ponto de vista ambiental e até mesmo social a criação do projeto foi altamente prejudicial. Isso porque a extração mineral causa poluição de rios por mercúrio, desmatamento para a plantação de eucalipto que serve como carvão para a indústria e emissão de poluentes pelas fábricas.

.Outro fator que deve ser levado em consideração é a desnacionalização gerada pela presença maciça de multinacionais e forte exportação de matéria prima para produção e consumo no exterior.

Mas e você, o que acha do programa? Deixe seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Etiquetas

  • projeto grande carajas
  • programa grande carajás
  • grande carajás
  • Empresa Vale Do Rio Doce Beneficios (Projeto Grande Carajás)
  • beneficios do projeto grande carajas
  • os programas grandes carajás
  • pontos positivos do projeto carajás
  • Programa grande carajás 1980 pgc