Scroll Top

Música

Tudo Sobre o Surgimento do Maxixe: Primeira Dança Urbana Brasileira

Confira aqui no blog Essas e Outras tudo Sobre o Surgimento do Maxixe, confira a história da primeira Dança Urbana Brasileira.

Num país com diversidade cultural como o Brasil, a dança foi uma das artes que mais se ramificou. Confira abaixo como surgiu o maxixe, qual a origem do nome da dança e como era vista na época em que começou a se popularizar.

História do Maxixe

O Maxixe foi a primeira dança urbana a dois criada no Brasil no final do século XIX.

Na medida que a classe mais baixa começa a entrar em contato com a polca, a dança urbana começa a mudar, originando o maxixe. Trata-se de uma dança urbana em par enlaçado, considerada imoral de ritmo binário.

O nome maxixe veio do legume, que representava algo simples e rasteiro. O maxixe era considerado uma música escandalosa. Normalmente as partituras vinham camufladas como tango para que as moças de família pudessem comprar, como por exemplo "Odeon" e "Brejeiro" de Ernesto Nazareth e " O corta jaca " de Chiquinha Gonzaga.

O maxixe entrou em contato com o público pelo teatro de revista. É considerado uma maneira mais simples de se dançar dos gêneros da época, em ritmo sincopado.

No início era composto sem letra, somente mais tarde é que a letra se agregou ao maxixe, com versos de duplo sentido e malicioso. A letra do refrão devia ser de fácil assimilação, dentro da quadratura para que se popularizasse.

Gostou do post?? Escreva um comentário.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre a dança maxixe
  • tudo sobre o maxixe
  • artigo sobre dança maxixe

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tudo Sobre o Surgimento do Maxixe: Primeira Dança Urbana Brasileira!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: