Saúde e Bem Estar

Tudo Sobre Os Atletas de Final de Semana – Confira Perigos e Cuidados

 

 

……….A ausência total de exercícios ou o sedentarismo faz crescer muito o risco das doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, hipertensão arterial e o derrame.

……….Parece ser um dos fatores de risco cardiovascular mais importantes da sociedade moderna, com dados de prevalência demostrando que 69% da população de São Paulo são sedentários, e que 36% de risco  maior de sofrerem eventos cardiovasculares que indivíduos ativos.

……….Praticar atividades físicas regularmente faz muito bem a saúde, sem deixar sombra de dúvidas. Ajuda sair do sedentarismo, fortalece os músculos, melhora a estética, aumenta  a capacidade cardiopulmonar podendo também melhorar o humor, a memória e o sono.

……….O ideal é procurar reduzir nosso tempo à frente da televisão ou do computador, fazer trajetos diarios a pé ou atividades habituais frequentes, praticar atividades como dança, natação, corridas, andar de bicicletas 3 a 5 vezes por semana dando tempo para relaxamento dos músculos, tomando o cuidado de ter uma alimentação leve antes e alongamentos.

 

 

……….Para poder iniciar na vida de atleta, é muito importante uma orientação médica. Exercícios extenuantes podem ser deletérios, ou seja, prejudicar a saúde e se tornar um problema sério. Quando pessoas totalmente sedentárias, ou com problemas de saúde não conhecidos iniciem exercícios sem orientação, podem colocar em risco sua própria vida.

……….O Instituto do Coração de São Paulo fez um estudo com pessoas que frequentam o Parque do Ibirapuera nos  finais de semana. A descoberta foi impressionante, quando consideradas inaptas, 50% das pessoas tinham pressão alta e 20% com teste ergométrico positivo para isquemia miocárdio, o que quer dizer que estavam correndo risco de sofrerem um infarto do miocárdio durante a atividade.

……….Atenção!!! Se você tem mais de 35 anos de idade ou tem sintomas do tipo dor de cabeça, falta de ar aos esforços, tonturas ou dor no peito procure um médico para uma avaliação antes de iniciar a prática de exercícios físicos, para que você alcance com essas atividades benefícios e não malefícios à sua saúde.

……….Fonte – Dr. Paulo José Bertini – MEDCOR.

Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

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