Scroll Top

Alimentação

Tudo Sobre os Benefícios da Couve para Nossa Saúde

 A couve é uma planta da família das Crucíferas, com muitas variedades, em que suas folhas são comestíveis. Rica em vitaminas e sais minerais, a couve é um alimento muito importante na culinária e na medicina doméstica, onde temos grandes benefícios da couve.

Umas das espécie dessa planta mais usadas e apreciadas em pratos brasileiros como a feijoada e mineiros é a couve-manteiga. A couve-tronchuda ou portuguesa vai bem em caldo verde e bacalhoada. Muito usada em sucos detox, a couve é ingredientes fundamental em dietas. Confira abaixo as vitaminas e benefícios da couve à saúde.

Benefícios da couve

A couve contém ferro, cálcio e pequena quantidade de fósforo. Contém mais vitamina C do que a encontrada nas frutas cítricas. As vitaminas B, E e K estão presentes na couve.

 A couve é remineralizante, laxante, oxidante e age contra a bronquite e asma. É muito eficaz contra as enfermidades do fígado, a icterícia, calculos biliares e renais, hemorróidas, colite ulcerosa, cólicas mestruais.

É eficiente contra bócio exoftálmico, graças ao iodo contido nela.  As couves verdes são mais ricas em sais minerais e por isso são utilizadas contra anemia e a clorose. Crianças em fase de crescimento devem ser alimentadas com suco de couve, um excelente tônico. O suco é eficaz nos casos de artrite, desinfetante estomacal, cura de úlceras gástricas e um ótimo vermífugo.

Benefícios da couve contra alcoolismo

Contra o alcoolismo usa-se o talo da couve, que se toma aos cálices. Para combater a ressaca a dica é comer couve com vinagre de frutas antes de ingerir bebidas alcoólicas.

Em cataplasma de folhas de couve cura-se úlceras varicosas e feridas inflamadas, considerada um ótimo cicatrizante. O suco de couve esfregado no couro cabeludo dá bom resultado no crescimento dos cabelos.

As sementes da couve são ótimos vermífugo para crianças. Ela combate ainda alguns tipos de câncer e úlcera estomacal, sendo indicado uma dieta com 1 litro de suco de couve ao dia por 1 semana.

Para se aproveitar melhor suas vitaminas e sais minerais é recomendado que se coma a couve crua em saladas ou só passada no azeite rapidamente, porque ao cozinhá-la perde-se grande parte dos seus elementos nutritivos. Deve-se também picar bem fininha e mastigar bem devido seu alto teor em celulose, o que a torna indigesta.

           Receita de Farofa de Couve com legumes

           Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 beterraba pequena ralada
  • 1 maço de couve lavada e picada bem fininha
  • 1 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca
  • Sal e pimenta a gosto

  Modo de Preparo

  • Leve ao fogo a azeite, o alho e a cebola e deixe dourar levemente. Adicione a cenoura, a couve e por último a beterraba, mexendo sempre. Adicione a farinha e sal e a pimenta  a gosto , mexa bem e sirva.

          Gostou das dicas sobre o benefícios da couve à saúde??? Deixe seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • os beneficios da couve
  • benefícios do couve
  • tudo sobre couve
  • quais os beneficios da couve
  • couve beneficios
  • beneficio da couve
  • tudo sobre a couve

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tudo Sobre os Benefícios da Couve para Nossa Saúde!


3 Comentários

  1. andreia disse:

    Por conta de um aplique de nó que coloquei, meu cabelo caiu muito mesmo, ficou bem ralinho, quase vendo o couro cabeludo, me senti muito triste, mas há dois meses atrás me ensinaram a usar a couve no cabelo. Faço o suco e coloco no cabelo após o shampoo, tenho sentido muita diferença, meu cabelo começou a crescer e já tem um pouco mais de volume, fora o bem que fez ao meu intestino, tb tomo durante a semana. Recomendo, faz muito bem a nossas saude.

  2. Lenilda lima disse:

    Uso o suco de couve a mais de 1 ano,coloco maçã,pepino, cenoura uvas passas,gengibre e tomo em jejum. Os benefícios são muitos.É um tônico matinal que vc começa o dia bem, sem contar com os benefícios que seu organismo vai receber dia a dia.  Abraços!   Esqueci coloco tambem hortelã maravilhoso. Aproveitem. A receita foi passada por uma nutricionista.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: